Outros sites Medialivre
Notícia

Vamos falar de momentum

Artigo de Marco António Oliveira, Administrador do Caldeirão de Bolsa

15 de Novembro de 2024 às 12:45
  • Partilhar artigo
  • ...

Na passada semana, explorámos o conceito de volatilidade, destacando a sua importância no contexto do Jogo da Bolsa (JdB). Iremos agora abordar outro conceito igualmente relevante para identificar oportunidades de negócio de curto prazo: o momentum. Mas o que exatamente significa o momentum? Em termos simples, momentum refere-se à velocidade e direção das mudanças no preço dos ativos ao longo do tempo. Enquanto a volatilidade mede apenas a amplitude das oscilações, o momentum indica se essas variações estão a mover o preço para cima ou para baixo. Para quem teve oportunidade de ler o artigo da semana passada, lembramos que a volatilidade não é direcional. O momentum é direcional. Os participantes terão interesse em apostar em ativos voláteis, sim. Mas, a menos que a sorte os favoreça no timing das entradas e saídas, também lhes interessará que essa volatilidade seja "ordenada" numa dada direção, ou seja, que exista momentum.

Assim como para a volatilidade, os investidores podem tentar avaliar o momentum por mera observação dos preços. No entanto, para uma análise mais precisa, estão disponíveis indicadores técnicos para esse efeito na plataforma de negociação utilizada no JdB. Entre os mais populares está o Índice de Força Relativa (RSI), que ajuda também a identificar condições de sobrecompra/sobrevenda, ou seja, momentos em que o momentum está "excessivamente" alto ou baixo. Outros indicadores incluem o Rate of Change (ROC), que compara simplesmente o preço de um ativo entre diferentes sessões, e o MACD (Moving Average Convergence Divergence), que combina médias móveis para detectar mudanças na força e direção das tendências e, por norma, visualizadas também através de um histograma que representa a componente de momentum.

As estratégias que se baseiam em identificar ativos com forte momentum, na expectativa de que essa tendência continue por algum tempo, denominam-se de momentum trading. Os traders que adotam a abordagem procuram comprar ativos que estão com momentum de alta ou shortar ativos com momentum de baixa. Essa estratégia contrasta com outras abordagens, como as estratégias de crescimento (growth) ou contrarian, por exemplo. No entanto, a maioria das alternativas tem aplicação reduzida no JdB que, por força da sua duração, favorece estratégias focadas em movimentos bruscos e de curto-prazo. Entretanto, é fundamental lembrar que o momentum não é infalível. Fatores externos como notícias, eventos geopolíticos ou mudanças repentinas no sentimento dos investidores podem alterar rapidamente o comportamento do mercado, incluindo reversões inesperadas. Na verdade, os períodos de forte momentum tendem a seguir uma de duas alternativas: correções igualmente abruptas ou consolidações, onde a interrupção da tendência surge acompanhada de quebra acentuada da volatilidade.

Seguramente que a chave para o sucesso, pelo menos no que diz respeito às classificações, passa pela agilidade e pela capacidade de adaptação a diferentes e breves circunstâncias. Para os participantes do JdB, será relevante dominar ambos os conceitos: volatilidade e momentum. Avaliar, com ou sem ajuda de indicadores, como estão a evoluir em determinado ativo permite identificar tanto potenciais oportunidades quanto o possível fim das mesmas.

Mais notícias