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“A mobilidade sustentável é a jornada de futuro da Brisa”

Durante o debate, “Por Uma Mobilidade Mais Consciente”, o futuro da mobilidade elétrica e sustentável foi o grande eixo de conversa.

29 de Abril de 2021 às 11:10
Eduardo Ramos, da Brisa, Paulo Oliveira Lima, José Aramburu, da Cepsa, e Allard Sellmeijer. da Ionity
Eduardo Ramos, da Brisa, Paulo Oliveira Lima, José Aramburu, da Cepsa, e Allard Sellmeijer. da Ionity
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"A mobilidade sustentável é a jornada de futuro da Brisa, e a eletricidade fará parte dessa viagem mas esta transformação será feita dentro do grande chapéu que é a sustentabilidade porque não é possível continuar a ter uma grande emissão de gases com efeitos de estufa e a inovação.

A transformação vai nesta direção e tanto a estratégia como a tecnologia têm de estar ao serviço das zero emissões de carbono", referiu Eduardo Ramos, administrador executivo da Brisa, empresa que no próximo ano atinge os 50 anos de atividade.


Durante o debate "Por Uma Mobilidade Mais Consciente", moderado por Paulo Oliveira Lima, jornalista da CMTV, José Aramburu, CEO da CEPSA Portugal, considerou que o ecossistema da energia está em rápida mutação com um objetivo que é atingir as zero emissões de carbono.


"Faz parte da estratégia a eletrificação com carregadores ultrarrápidos em corredores ibéricos, para permitir a transição energética na mobilidade e no próprio setor da energia", disse José Aramburu. O objetivo é criar soluções para a mobilidade e para as viagens em longas distâncias, referiu Jose Aramburu, e uma das condições mais importantes é a existência de carregadores ultrarrápidos em que o carregamento das baterias pode ser feito em poucos minutos.

 

Venda de carros elétricos

Para Eduardo Ramos a rede de carregadores de automóveis elétricos em Portugal ainda não é suficiente. Na face inicial da lançamento a rede elétrica de carregamento cresceu com rapidez mas passados mais dez anos é necessário melhorar, renovar e fazer crescer.

"Foi isto que fez nascer este projeto da Brisa, a Via Verde Eletric através de parcerias, como a Cepsa e a Ionity, mas há muitas outras. Fazia sentido que o ecossistema Brisa incorporasse uma rede de carregamento automático de automóveis elétricos e híbridos", concluiu Eduardo Ramos.

"A Ionity tem por objetivo instalar 400 estações de carregamento, como a que instalou em Almodôvar, na Europa, de que estão em funcionamento cerca de 340. O objetivo para Portugal são 8 estações de carregamento e 30 para Espanha.

Estamos a fazer a conexão nos principais corredores europeus e a ligar as principais cidades na Europa", salientou Allard Sellmeijer, country manager da Ionity. Esta empresa é uma joint-venture criada em 2017 entre o BMW Group, a Ford Motor Company, a Hyundai Motor Group, Mercedes Benz e Volkswagen Group com a Audi e a Porsche para a produção de carregadores ultrarrápidos.


Uma das questões colocadas, e que é comum em momentos de alterações tecnológicas, é se há uma rede suficiente e por outro lado, quando é o número de automóveis justifica o alargamento da rede. Enquanto se espera o match, a venda de automóveis amigos do ambiente tem vindo a aumentar, e, na visão de Eduardo Ramos, vai ser muito forte nos próximos anos.

José Aramburu concorda e acredita que um dos efeitos da pandemia é a aceleração da transição para uma mobilidade sem carbono. Por sua vez Allard Sellmeijer, referiu que na Noruega, em 2020, 54% dos carros vendidos eram elétricos e que é uma "questão de tempo que se chegue a esses valores em Portugal".
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