Outros sites Medialivre
Negocios em rede
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

Maxus aumenta oferta de comerciais elétricos no mercado português

Especialista em mobilidade comercial urbana vê o setor de transportes e logística como o cliente natural da sua oferta de furgões e pick-ups elétricas. Gama de elétricos vai alargar aos veículos pesados.

19 de Outubro de 2023 às 14:18

A Maxus chegou a Portugal em 2021 pela mão do Grupo Astara (ex-Bergé Auto) como marca exclusivamente destinada ao mercado de comerciais 100% eletrificados. Desta forma, a Maxus, que pertence ao universo SAIC Motor, beneficiou, desde o início, de uma ampla rede de parceiros de retalho com experiência na comercialização e assistência de viaturas para uso profissional.

 

Com esta vocação e especialização natural, "o setor dos transportes e logística, nomeadamente, o de utilização urbana, surge como o mais adequado ao line up que a Maxus hoje disponibiliza no mercado", refere Francisco Morais, diretor de Vendas e Marketing da Maxus Portugal. "Seja no caso das grandes frotas, seja no caso do pequeno ou médio comerciante local, as necessidades de transporte, embora diferentes em escala, são muito semelhantes na utilização diária e uso profissional. E o nosso conhecimento do tecido económico na área da logística ajuda-nos a desenvolver e a propor a melhor oferta possível tendo em conta as necessidades do utilizador no terreno", salienta.

 

Gama em alargamento

Por isso mesmo, refere Francisco Morais, a marca iniciou a atividade em Portugal "com os modelos eDeliver 3 e eDeliver 9 em furgão" e depois estendeu a oferta "à variante Chassis Cabina até aos 3,5 Kg para, de certa forma, fazer face às exigências crescentes de transporte nas cidades".  No entanto, a Maxus sabe que, dependendo do negócio e da utilização profissional, as necessidades variam na dimensão da carga e no seu peso. "Por isso, temos hoje mais produtos adequados a vários tipos de necessidades comerciais e estamos a estender as ofertas a outros segmentos de mercado. Nesse sentido, lançámos a primeira pick-up 100% elétrica no mercado português, a nova Maxus T90", anuncia o diretor.

 

As novidades não ficam por aqui, porque o Grupo Astara prepara a introdução da gama Maxus no segmento de viaturas comerciais pesadas, com o lançamento, muito em breve, do Maxus EH300, um camião de 7.5T de peso bruto e com uma capacidade de carga de praticamente quatro toneladas. "Queremos assim responder cabalmente àquilo que acreditamos ser as exigências do setor e a tendência da mobilidade do futuro, principalmente, nas áreas urbanas", explica Francisco Morais.

 

Hábitos elétricos

Uma dessas tendências é claramente no sentido de uma maior sustentabilidade, nomeadamente através da eletrificação das frotas comerciais. A Maxus serve essa tendência, "através de uma cada vez maior abrangência das ofertas, da flexibilização e adequação dos seus produtos e da explicação das suas reais capacidades de utilização", refere o responsável. "Na verdade, a tipologia de viaturas elétricas e as crescentes tecnologias que incorporam exigem conhecimento e métodos de utilização diferentes dos que todos estávamos habituados", informa Francisco Morais.

 

Porém, considera, a mobilidade comercial está "cada vez mais presente nas decisões públicas e privadas, pelo que apresentar soluções para ambos os setores se revela uma oportunidade de mercado à qual estamos atentos, na medida em que, o nosso line up tem evoluído nesse sentido e conseguiremos oferecer propostas que se adequam ao perfil de uma mobilidade em transformação". 

 

Desfazer preconceitos

Já do ponto de vista de utilização, o diretor da Maxus identifica vários desafios. "Temos de conseguir explicar cabalmente as vantagens da utilização de viaturas elétricas, que obrigam a mudar o conceito de utilização e a mentalidade dos condutores para que possam tirar o melhor partido das suas compras." Nomeadamente, "o (pre)conceito de carregamentos, modos e tempos são também variáveis que não são evidentes e que por isso devem ser tidas em conta no processo negocial, para passar a mensagem adequada e desmistificar alguns inconvenientes percebidos", admite.

 

No que diz respeito ao amanhã, desde a sua entrada no mercado, "a Maxus tem-se definido como uma marca pioneira no que respeita à entrega de soluções de futuro e para o futuro, direcionadas para o mercado profissional. Estamos presentes nesse espaço através de ofertas adaptadas e cada vez mais alargadas para cobrir o vasto conjunto de atividades do nosso setor empresarial e ajudar os nossos clientes a melhorar a eficiência e rentabilidade das suas operações com recurso a soluções sustentáveis, economicamente vantajosas e operacionalmente adequadas a cada negócio", conclui o responsável da Maxus.

"O nosso conhecimento do tecido económico na área da logística ajuda-nos a desenvolver e a propor a melhor oferta possível tendo em conta as necessidades do utilizador no terreno." Francisco Morais, diretor de Vendas e Marketing da Maxus Portugal
Mais notícias