Outros sites Medialivre
Negocios em rede
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

Garland sustenta crescimento em tecnologia e sustentabilidade

Garland faz a gestão de toda a cadeia de abastecimento dos seus clientes entre a Península Ibérica e Marrocos e o resto do mundo.

19 de Outubro de 2023 às 14:19

Com uma presença de quase 250 anos no mercado, o Grupo Garland é uma das cinco empresas portuguesas mais antigas em atividade e é atualmente um dos principais players em Portugal no setor da logística, transportes e navegação. Com centros logísticos distribuídos pelo país e escritórios em Portugal, Espanha e Marrocos, "a Garland disponibiliza soluções para todas as necessidades na gestão da cadeia de abastecimento das empresas com atividade na Península Ibérica e que atuam em todo o mundo", afirma Mark Dawson, presidente executivo do Grupo Garland.

 

A Garland conta atualmente com cerca de 450 colaboradores e teve em 2022 um volume de negócios de 144,3 milhões de euros. Na área da Logística, o Grupo conta atualmente com 167.500 m2, uma das maiores áreas de armazém em Portugal, e disponibiliza um conjunto completo de serviços logísticos, que permite gerir toda a cadeia de abastecimento dos seus clientes em regime de outsourcing. Neste contexto, nota Mark Dawson, "o e-commerce é uma aposta com cada vez mais volume de negócio". Para responder à crescente sofisticação e complexidade das cadeias de abastecimento, a Garland "dotou-se de recursos humanos altamente qualificados e investiu em sistemas de informação de última geração que permitem à Garland Logistics uma fácil adaptação aos requisitos dos clientes e uma eficaz capacidade de resposta a todas as suas necessidades", explica o responsável.

 

Depois de Marrocos, Espanha

Na área dos Transportes, a Garland, suportada numa rede internacional de agentes, transporta mercadorias em todo o mundo, em cargas completas ou parciais, "disponibilizando soluções de transporte personalizadas, por via terrestre, marítima ou aérea, desenhadas à medida das necessidades dos seus clientes". Neste contexto, e depois de abrir escritórios em Marrocos em 2014, a Garland abriu este ano uma nova representação, em Vitoria-Gasteiz, no País Basco, Espanha. "Esta expansão no mercado ibérico vem colmatar uma lacuna previamente identificada e permitirá uma maior eficiência na cadeia de distribuição, bem como uma oferta mais alargada de serviços internacionais", explica o presidente da empresa.

 

Por outro lado, e numa altura em que se debate a questão da sustentabilidade, a falta de motoristas e a crise energética, entre outros constrangimentos dos meios de transporte de mercadorias tradicionais, "a Garland Transport Solutions acrescenta a ferrovia à oferta de transportes intermodais, o que lhe permite incrementar lead times e apresentar soluções a preços mais competitivos", anuncia Mark Dawson.

 

Modernização tecnológica

Na última década, o Grupo tem investido na modernização tecnológica e na sustentabilidade da sua atividade. "A evolução tecnológica, a construção de centros logísticos onde a segurança, a sustentabilidade e a inovação estão sempre presentes e a aposta em medidas que reduzam o impacto da atividade no ambiente são algumas das apostas do Grupo nos últimos dez anos", afirma o responsável. Na área tecnológica, e segundo Mark Lawson, "atualmente, a empresa dispõe de sistemas de informação que lhe permitem fazer toda a gestão documental de forma informatizada e uma melhor gestão dos transportes, permitindo o acompanhamento permanente e em tempo real da carga pelos clientes".

 

Rumo a sustentabilidade desde 2012

Na área da sustentabilidade têm sido vários os investimentos do Grupo nos últimos anos para atenuar a sua pegada ambiental. "Desde 2012 que a empresa adotou a estratégia ‘Rumo à Sustentabilidade’, que foi implementada em várias vertentes", é-nos explicado.  Ao longo destes anos, o Grupo investiu na instalação de cerca de 1200 painéis fotovoltaicos nos seus centros logísticos, num sistema informatizado de gestão documental e num plano para a conversão total da sua frota de viaturas ligeiras, para veículos elétricos e híbridos. Atualmente, todas as instalações da empresa contam com postos de carregamento elétrico. "Além destes investimentos, os centros logísticos foram construídos privilegiando materiais e layouts que promovem uma maior eficiência energética e todas as instalações consomem energia proveniente de fontes 100% renováveis", assegura Mark Dawson.

 

"Como referi, a aposta nas tecnologias continuará a ser um importante fator de diferenciação, mas cremos que a sustentabilidade das empresas será o próximo grande desafio diferenciador no mercado", antevê o responsável da Garland.

 

Fatores de diferenciação

Na perspetiva de Mark Dawson, "o Grupo Garland tem vários fatores diferenciadores". Em primeiro lugar, a globalidade da sua intervenção nos mercados, "oferecendo soluções multimodais e integradas que permitem gerir diretamente toda a cadeia de abastecimento dos seus clientes, nacional e internacionalmente". Outra das diferenças é a solidez, que advém dos "mais de dois séculos de experiência e de uma sólida posição financeira, sustentada em crescimentos anuais contínuos", recorda. E a flexibilidade, "em que o know-how acumulado e a aposta nas tecnologias de informação ao mais alto nível permitem uma adaptação com facilidade aos requisitos dos clientes e uma resposta muito rápida às suas necessidades", conclui o presidente.

"Esta expansão no mercado ibérico vem colmatar uma lacuna previamente identificada e permitirá uma maior eficiência na cadeia de distribuição, bem como uma oferta mais alargada de serviços internacionais." Mark Dawson, presidente executivo do Grupo Garland
Mais notícias