Outros sites Medialivre
Negocios em rede
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

Camiões Mercedes-Benz seguem o caminho da descarbonização

Marca continua a apostar na sua gama de camiões elétricos. Novos serviços e parcerias ajudam empresas a fazer transição energética para zero emissões. Construtor alemão reafirma compromisso com o planeta com a apresentação. mundial do eActros 600.

19 de Outubro de 2023 às 14:16
O novo eActros 600 atinge os 500 quilómetros sem recarga
O novo eActros 600 atinge os 500 quilómetros sem recarga

A Daimler Truck Portugal escolheu recentemente o Circuito internacional do Algarve para apresentar o novo eActros e o novo eEconic, que representam uma importante evolução dos camiões da Mercedes-Benz e são o resultado do compromisso da marca "em promover a sustentabilidade e a inovação no setor dos transportes, com zero emissões locais".

Este evento foi o tiro de partida para a comercialização em Portugal desta nova geração de camiões elétricos pensados para servir as necessidades do negócio de transporte e distribuição urbana e regional. O eActros é o primeiro camião totalmente elétrico da Mercedes-Benz, fazendo parte de uma solução integrada oferecida pela marca. Desenhado para operações de distribuição, o eActros está disponível nas versões eActros 300 e eActros 400, com três ou quatro packs de baterias, com uma capacidade total de cerca de 336 kWh ou 448 kWh e com uma autonomia de até 300 ou 400 quilómetros, respetivamente.

Dedicado à distribuição urbana e regional
O Mercedes-Benz eActros 300 tem uma capacidade de carga de até 160 kW, demorando cerca de uma hora a carregar a bateria dos 20% aos 80% da bateria, ou cerca de 1h30 no caso do Mercedes-Benz eActros 400. Graças ao sistema de recuperação no eActros, a energia elétrica pode ser recuperada na condução, desacelerações e travagens.

 

Desenhado para a limpeza e recolha de resíduos urbanos
O eEconic é o novo camião elétrico Mercedes-Benz desenhado para a limpeza e recolha de resíduos urbanos. Com uma autonomia de até 150 quilómetros, livre de emissões, o eEconic está pensado para melhorar a qualidade do ar nas áreas urbanas e para reduzir os níveis de poluição sonora.

 

Novos serviços apoiam transição energética
A transição energética não é uma tarefa fácil para o setor dos transportes e logística, pelo que o fabricante está empenhado em criar parcerias, serviços e, na realidade, um ecossistema que apoie as empresas no caminho para a descarbonização. Neste contexto, a Daimler Truck criou o serviço eConsulting, que, segundo a marca, "aconselha e acompanha as empresas clientes no processo de transição para a mobilidade elétrica, desde a análise dos trajetos e infraestruturas de carregamento, até à implementação do projeto".

 

A marca oferece também soluções digitais inovadoras, disponíveis através do portal Fleetboard, que incluem Fleetboard Charge Management, Mapeamento e Logbook e os serviços Mercedes-Benz Uptime. No Algarve foi também abordada a oferta de formações especiais aos condutores dos novos eTrucks, que abrangem temas como a segurança e a otimização da condução para uma maior autonomia das viaturas.

 

Novo eActros elétrico faz longas distâncias
Entretanto, e neste caminho para a sustentabilidade, a Daimler Truck acaba de alcançar um novo marco, tendo feito há dias a apresentação mundial do camião pesado elétrico eActros 600. Pensado para, segundo a marca, "definir um novo padrão em termos de tecnologia, sustentabilidade, design, e rentabilidade", o novo Mercedes-Benz eActros 600 atinge os 500 quilómetros com um único carregamento de bateria, graças às baterias LFP que oferecem uma maior capacidade e uma vida útil mais longa, o que significa que pode fazer 1000 km por dia com recargas nas pausas obrigatórias dos motoristas e com um peso bruto combinado de até 44 toneladas. O novo modelo começará a ser vendido este ano, com o início da produção em série previsto para o final de 2024.

 

A par do enorme investimento da Daimler Truck na mobilidade elétrica, o fabricante continua a apostar na evolução da sustentabilidade e eficiência da sua série Actros. Os sucessivos modelos desta série, considera a marca, "têm apresentado sempre ganhos em eficiência, conforto, segurança, e na melhoria da performance ambiental". Refira-se o Mercedes-Benz Actros L, equipado com o motor OM 471 de terceira geração que é mais um exemplo de progresso na poupança de combustível – até menos 4%, em comparação com a geração anterior. As inovações técnicas introduzidas reduzem consideravelmente o custo de propriedade do veículo (TCO) através de uma condução que poupa combustível, reduzindo as emissões de CO2 e os custos de operação.

 

Modelo a hidrogénio chega ao mercado nesta década
Nota também para o Mercedes-Benz GenH2, que percorre mais de 1.000 quilómetros (1.047 foi a distância percorrida, para ser exato) com um depósito de hidrogénio líquido. Este camião ainda é protótipo. Porém, o construtor alemão vai colocar este modelo no mercado na segunda metade desta década.

O Mercedes-Benz Actros L, equipado com o motor OM 471 de terceira geração, é mais um exemplo de progresso na poupança de combustível – até menos 4%, em comparação com a geração anterior.
Mais notícias