Outros sites Medialivre
Negocios em rede
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

A caminho dos 2000 camiões em Portugal

Com uma oferta global para veículos acima das 16 toneladas, a Ford Trucks está em Portugal desde o fim de 2019. Ambiente desafiante não impediu crescimento e antecipação de objetivos de negócio.

19 de Outubro de 2023 às 14:12
Frota Ford Trucks
Frota Ford Trucks

A operar em Portugal na distribuição, comercialização e assistência aos seus veículos pesados de mercadorias desde o final de 2019, a Ford Trucks Portugal tem revelado uma trajetória de crescimento em volume de negócios no nosso país, tendo colocado na estrada o seu milésimo camião em Portugal em maio deste ano.

 

Todavia, estes primeiros anos de atividade foram bastante desafiantes para a marca. Segundo Bruno Oliveira, CEO da Ford Trucks Portugal, "foram três anos bastante intensos e difíceis devido aos problemas globais que todos conhecemos. No entanto, toda a equipa teve a capacidade de se adaptar e reagir, de forma a mitigar o risco da nossa atividade. A cadeia logística foi protegida, garantindo assim níveis de operacionalidade dentro da expectativa dos nossos clientes".

 

Objetivos antecipados

Consolidar a marca num mercado competitivo como o português "exige muito esforço, compromisso e dedicação, de forma a fazermos o nosso trabalho da melhor forma. Não temos margem para fazer ‘mais ou menos’. Toda a equipa tem isso muito bem interiorizado e quando assim é, os resultados aparecem", sublinha Bruno Oliveira. É com esta abordagem que a Ford Trucks Portugal está a conseguir atingir objetivos de vendas antes do previsto no seu plano de negócios. "O market share não é o nosso objetivo principal como marca, mas é com grande orgulho que vejo que estamos bem encaminhados para colocar o camião Ford número 2000 a circular nas estradas portuguesas três anos antes do previsto", anuncia o CEO.

 

Oferta global

A Ford Trucks apresenta atualmente, em Portugal, uma oferta global para veículos acima das 16 toneladas. "No entanto, nos dias de hoje, os clientes normalmente procuram soluções completas e não só o próprio veículo", nota Bruno Oliveira. Desta forma, a marca tem feito "um grande esforço para estar em linha com as necessidades dos clientes, propondo soluções focadas na mitigação do risco da operação e na redução da incerteza que a situação económica europeia provoca nos mercados internos", explica.

 

"sharing the load"

A Ford Trucks em Portugal procura ter como pilares da atuação "proximidade, competência e rigor", afirma Bruno Oliveira. "Procuramos fazer com que os nossos clientes sintam que o nosso slogan, ‘Sharing the load’, não é apenas um slogan, mas sim uma forma de estar no negócio. Queremos ser o parceiro de viagem que se preocupa com os seus clientes e que contribui para a fluidez o seu negócio" sublinha o CEO.

 

Para o futuro, a estratégia da marca em Portugal passa por "continuar focada no retalho, usando as grandes frotas de forma estratégica". "Vamos aumentar as disponibilidades no pós-venda e estamos sempre atentos a novas oportunidades dentro do ambiente Ford Trucks", afirma o responsável. Simultaneamente, prossegue, a marca vai "continuar a evoluir na disponibilidade de soluções globais, com uma amplitude 360º e com elevados graus de liberdade, aumentando desta forma a flexibilidade das operações", explica Bruno Oliveira.

 

Transição para emissões zero

Entretanto, a transição dos veículos comerciais pesados para emissões zero tornou-se fundamental para um amanhã sustentável. Neste contexto, a Ford Trucks afirma-se concentrada no futuro, dando prioridade ao desenvolvimento de tecnologias da próxima geração. "O nosso objetivo é principalmente contribuir para reduzir os custos operacionais e as emissões de CO2 no transporte de mercadorias, aumentando a produtividade dos nossos clientes e simultaneamente protegendo o nosso meio ambiente", assegura Bruno Oliveira. Por isso, acrescenta, "apresentaremos em breve as nossas inovações, no caminho para as emissões zero e para as novas tecnologias de conectividade".

 

Desafios setoriais

Olhando para os desafios do setor dos transportes e logística, Bruno Oliveira identifica "as elevadas taxas de juros e a disponibilidade de motoristas" como os maiores desafios.

 

"A estratégia do BCE é reduzir a inflação desacelerando a economia. Esta estratégia vai obviamente reduzir as necessidades de consumo, o que vai implicar a redução do transporte de mercadorias", antecipa o responsável. "Por outro lado, estando Portugal geograficamente localizado na ponta da Europa, o aumento do custo do transporte pode tornar país menos competitivo na exportação. Estes são fatores que poderão influenciar negativamente o setor do transporte de mercadorias", conclui.

"Estamos bem encaminhados para colocar o camião Ford número 2000 a circular nas estradas portuguesas três anos antes do previsto."  Bruno Oliveira, CEO da Ford Trucks Portugal
Mais notícias