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SABSEG reforça foco no cliente

Setor segurador enfrenta numerosos desafios. SABSEG aposta na inovação, personalização e na experiência de cliente, para continuar a liderar na mediação de seguros.

28 de Março de 2024 às 14:23
Carlos Martins, chief operating officer da SABSEG
Carlos Martins, chief operating officer da SABSEG

Como corretor de seguros líder em Portugal, a SABSEG assume uma atuação focada no cliente num setor que enfrenta numerosos desafios e que está obrigado a adaptar o seu negócio e a inovar nas suas operações para continuar a oferecer soluções sustentáveis e relevantes.

Neste contexto, de entre os desafios que o setor segurador enfrenta atualmente, destaca-se a transformação digital em curso. Para Carlos Martins, chief operating officer da SABSEG, isto significa que "a SABSEG vai continuar a integrar tecnologias inovadoras com o objetivo de melhorar a experiência do cliente, otimizar operações e desenvolver novos produtos". Nesta área, o desafio passa, "não só por continuar a inovar, mas por apresentar as melhores práticas do mercado, implementadas de forma eficaz e segura".

Noutra dimensão, também o ambiente legal e regulatório em permanente mudança impõe um desafio constante ao mercado segurador que, refere o COO, "precisa de se adaptar, respondendo cabalmente a novas regras e necessidades que, embora complexas e onerosas, importa cumprir e satisfazer".

Foco no cliente traz grandes desafios

O facto de este ser um setor muito focado no cliente também traz desafios específicos. Segundo Carlos Martins, "o comportamento e as expectativas dos clientes estão em mudança, com uma procura crescente por processos simplificados, atendimento personalizado e produtos inovadores, verificando-se uma crescente sensibilidade ao preço e a tendência para uma tomada de decisão cada vez mais informada". Neste contexto, e segundo este responsável, "o envelhecimento da população representa um novo desafio, com particular relevância para os seguros de saúde e de vida".

Sendo os seguros um mercado em que as necessidades de proteção de pessoas e bens são centrais, Carlos Martins destaca também os desafios originados pelo aumento da severidade e da frequência de eventos naturais catastróficos e pelo aumento do risco de ataques cibernéticos que acompanha a maior digitalização. Estes são dois temas da maior importância e com um impacto crescente na avaliação e na gestão de risco das empresas.

Gestores mais expostos

Finalmente, mas não por último, o responsável da SABSEG destaca toda a temática dos direitos e deveres, "num mundo em que as mudanças ocorrem com uma aceleração constante, onde o ambiente económico não é o mais favorável, em que a atuação das empresas é cada vez mais regulada e a sociedade está mais consciente dos seus direitos, o que aumenta naturalmente os níveis de litigância", explica. Por isso, os administradores e gestores estão "perante um cenário agravado de exposição a incertezas e riscos decorrentes dos seus atos de gestão que podem inclusive traduzir-se em ameaças concretas para o seu património pessoal". Neste contexto, afirma o COO da SABSEG, "revela-se ainda mais importante ter uma proteção especial e alargada, capaz de conferir um maior nível de liberdade e confiança na tomada de decisões de gestão".

"A SABSEG continuará a distinguir-se pela sua forma de estar e atuar, que assenta em três binómios essenciais: marca e proximidade; competência e processos; e compromisso e confiança."  Carlos Martins, chief operating officer da SABSEG

SABSEG assume apostas

Perante estes desafios, a estratégia da SABSEG passa por várias apostas. Em primeiro lugar, por um investimento claro em inovação e tecnologia. Nesta área, o objetivo é "simplificar processos e aumentar a eficiência operacional, priorizando a melhoria dos sistemas internos para tornar as operações mais eficientes e ágeis, adotando novas tecnologias, e avançando com a automação de tarefas e a otimização de fluxos de trabalho, com vista a melhor servir os clientes".

O que leva a outra aposta da empresa que é "a melhoria contínua da experiência do cliente". Ou seja, conforme explica o responsável, a SABSEG vai "prosseguir com uma estratégia de omnicanalidade, alicerçada no conhecimento mais aprofundado dos clientes, personalizando as suas experiências e ouvindo as suas opiniões, com o objetivo de integrar os seus contributos e aumentar a sua satisfação".

Personalização é chave

Nesta lógica de foco no cliente, a marca irá ter uma especial atenção à personalização dos seguros. O que implicará oferecer soluções "adaptadas às necessidades específicas de cada cliente, com coberturas e serviços customizados através da análise de dados e do uso de tecnologias avançadas para melhor compreender as necessidades e preferências dos clientes". Neste conjunto de apostas para 2024, uma nota importante para o compromisso da SABSEG com o reforço das suas políticas de responsabilidade social, ambiental e de governação (ESG) nas práticas e processos diários, bem como no apoio a projetos sociais, numa relação estreita com as múltiplas comunidades em que está inserida.

Além destas apostas, segundo Carlos Martins, "a SABSEG continuará a distinguir-se pela sua forma de estar e atuar, que assenta em três binómios essenciais: marca e proximidade; competência e processos; e compromisso e confiança". Recorde-se que a SABSEG possui uma forte implantação em Portugal, com 40 escritórios, isto para além de presença no Brasil, Angola e Moçambique. Fundado em 1999, o grupo conta com mais de 235 mil clientes servidos por uma equipa de 300 colaboradores e 1.900 agentes, tendo uma carteira de mais de 325 milhões de euros de prémios sob gestão.
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