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OnStrategy: a EDP é a marca portuguesa que mais vale no país

Consultora OnStrategy apresentou os resultados do seu estudo mais recente.

23 de Junho de 2022 às 11:34
João Baluarte, partner responsável pelos estudos financeiros da OnStrategy
João Baluarte, partner responsável pelos estudos financeiros da OnStrategy
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A OnStrategy revelou os resultados do estudo das Marcas Portuguesas Mais Valiosas 2022. Na interpretação que faz deste estudo, João Baluarte, responsável da consultora multidisciplinar, começou por recordar que 2022 marca a saída da pandemia, pelo que se assistiu a "uma recuperação generalizada das marcas, assentando esta melhoria, essencialmente, numa melhor performance, esperada e efetiva, ao nível do volume de negócios e consequentemente da sua rentabilidade".

Por outro lado – prossegue o partner responsável pelos estudos financeiros da OnStrategy –, a manutenção ou o reforço da força de marca nas principais marcas do ranking "revela a sua resiliência nestes períodos". "Não obstante esta evolução positiva e do outlook que suporta este estudo, existe um conjunto de incertezas que podem condicionar a manutenção desta recuperação nos próximos anos", relembra, apontando a guerra na Ucrânia, a inflação galopante, o aumento das taxas de juro, a alteração nas cadeias de abastecimento e uma tendência de menor globalização.

Sobre o 1.º lugar que é ocupado pela EDP neste estudo, é uma posição "em nada surpreendente". "A EDP tem vindo a ser, de forma consistente, a marca mais valiosa nos nossos estudos, com uma evolução crescente, quer em termos de valor quer em termos de força de marca."



Marcas portuguesas mais valiosas 2022

ISO10668/ ISO20671




Metodologia Royalty Relief, modelo reconhecido e certificado em conformidade com as normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força de marca) e ISO10668 (avaliação financeira de marca): determinação de estimativas de vendas e prestação de serviços (receitas futuras num período explicito de cinco anos com base em tendências históricas das receitas, estimativas de crescimento de mercado, forças competitivas e projeções de analistas), determinação do índice de força de marca (relação Emocional com os stakeholders, reputação, experiência, presença e atividade no mercado, força da equipa e saúde financeira), determinação da taxa de royalty (revisão de acordos de licenciamento comparáveis, análise de margens e fontes de valor nas diferentes indústrias, definição do intervalo médio da taxa de royalty para o setor de atividade), determinação da taxa de desconto (taxa de desconto para calcular o valor atual líquido dos ganhos futuros associados à marca, contabilizando o valor temporal e o risco associado), e determinação do valor económico da marca (valor atual líquido dos royalties após imposto).

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