A descarbonização está na ordem do dia e a preocupação da população em adotar comportamentos sustentáveis é cada vez maior. Considerando que os transportes são responsáveis por 25% do total da emissão de poluentes atmosféricos, a descarbonização do setor é um dos pilares essenciais para atingir a neutralidade carbónica em 2050.
Ao assinar o Acordo de Paris, Portugal também assumiu o compromisso de reduzir significativamente a emissão de gases com efeito de estufa, tendo as devidas instâncias de implementar políticas públicas de mobilidade neste sentido. Este será, porventura, um dos maiores desafios que alguma vez enfrentamos. Tornou-se, porém, inadiável.
A PRF Gas Solutions faz parte da solução. Ciente de que os gases renováveis são o futuro, a empresa investe há anos nesta área, já tem projetos materializados e outros que estão na calha. Tudo em prol do melhor para cada cliente e para o ambiente, que é de todos.
Hidrogénio, uma nova era para a energia
A comunidade internacional reconhece o hidrogénio como a componente-chave de um sistema energético limpo e sustentável. Quando produzido com recurso a fontes de energia renovável, pode contribuir para a descarbonização de grandes setores, entre os quais o dos transportes.
A PRF não tem dúvidas quanto às suas vantagens no âmbito da mobilidade sustentável e quanto à expansão da sua utilização nos próximos anos. Para Manuel Fonseca, Business Developer da PRF, “os veículos movidos a hidrogénio – os FCEV (Fuel cell electric vehicles) – têm surgido como uma excelente promessa para que o objetivo de redução de emissões dos gases de efeito estufa seja alcançado”. “O hidrogénio armazenado no veículo é convertido em eletricidade por uma célula de combustível, que aciona um motor elétrico. Além disso, camiões, autocarros, comboios e até navios também podem ser movidos por células de combustível a hidrogénio”. Por outro lado, aumenta “o aproveitamento, a consistência e a fiabilidade no fornecimento dos sistemas de produção de energia renovável, já que pode ser produzido em períodos de baixa procura, armazenado e, em seguida, usado para acionar uma turbina a gás (via combustão) ou em células/pilhas de combustível para gerar eletricidade em momentos de alta procura”.
Para a PRF Gas Solutions, o futuro é hoje
Daí a aposta nos gases renováveis, nas oportunidades no mercado do biogás/biometano e, consequentemente, no hidrogénio. Na opinião de Manuel Fonseca, “a descarbonização não será feita exclusivamente à custa do alargamento da utilização do hidrogénio”. “Para esse objetivo acontecer é preciso continuar a utilizar e a alargar energias renováveis como o biogás e o biometano”, explica.
Na visão da empresa, “a descarbonização dos transportes será feita por duas vias: pela substituição de gás natural nas infraestruturas de transporte e distribuição por gases renováveis (biogás, biometano e hidrogénio) e pela utilização de veículos elétricos”.
PRF GAS SOLUTIONS
é uma empresa de referência na área dos gases combustíveis, com 31 anos de experiência na tecnologia, engenharia, construção, operação e manutenção de todo o tipo de equipamentos e infraestruturas para o setor do gás combustível.
Energia para evoluir
A PRF tem investido em tecnologia e capital humano nas energias renováveis, particularmente em hidrogénio, e são vários os projetos em curso na área da mobilidade sustentável:
• Em 2005, construiu os primeiros postos de abastecimento a gás natural, no Brasil, e tem, atualmente, 80 postos de gás natural na Europa.
• Desenvolve soluções para a mobilidade, desde as fixas às portáteis (plugONE – portable LNG station) e soluções móveis (MOOV – mobile LNG station).
• Em 2018, criou a Unidade de Negócios de Hidrogénio e tem vindo a desenvolver projetos que incluem esse gás como energia alternativa (através de postos de abastecimento para autocarros e veículos ligeiros, bem como de soluções portáteis de enchimento).
• Pioneira ao projetar, desenvolver, construir e lançar oficialmente o primeiro posto portátil de abastecimento de hidrogénio a veículos em Portugal – DRHYVE – que serve para abastecer veículos movidos a fuel-cells, veículos pesados e ligeiros a 350 bar e, futuramente, ligeiros a 700 bar.
• Tem um posto instalado em Cascais que abastece dois autocarros e um automóvel ligeiro.
• Está a construir um posto de abastecimento fixo em Madrid, com produção local de hidrogénio, para abastecimento a 350 bar. Em breve, vai iniciar a construção do primeiro posto fixo de abastecimento de hidrogénio em Portugal, para abastecimento a 350 bar e a 700 bar.
Na vanguarda do desenvolvimento de soluções para a utilização do hidrogénio como energia alternativa (também) ao nível da mobilidade, a PRF Gas Solutions continua a dar aos seus clientes soluções “chave na mão”, desde a produção dos gases renováveis - ou gases com baixo teor de carbono - até aos postos de abastecimento.