Isabel Lima, diretora de Marketing da i-charging, explica que atualmente, "o produto estrela da empresa é a gama blueberry, de carregamento rápido e ultrarrápido, flexível para qualquer tipo de veículo incluindo pesados, e que incorpora características e funcionalidades inovadoras, algumas delas patenteadas, como o dynamicBlue".
É-nos explicado que o dynamicBlue faz alocação dinâmica da potência de carregamento aos veículos a carregar em função das suas necessidades e da disponibilidade de potência a cada instante, o que a distingue da simples gestão de potência que por vezes é usada. Permite otimizar o processo, minimizando o tempo necessário ao carregamento de frotas, por exemplo, ao usar a capacidade disponível em vez de alocar capacidade a mais não usada.
Se à tecnologia dynamicBlue se adicionar o design, a usabilidade, a escalabilidade, a gama alargada de potência, as funcionalidades de software, o seu generoso display tátil, a gestão do arrefecimento, a flexibilidade de configurações ao nível de saídas, as capacidades em termos de autodiagnóstico, pode dizer-se que "o blueberry está uma geração à frente dos produtos concorrentes".
Isabel Lima aponta ainda uma característica muito importante: é que todos os produtos da gama blueberry "podem carregar baterias até 1000 V, em linha com as recomendações internacionais que já não aconselham a instalação de carregadores rápidos que apenas carregam até 500 V, pois já há veículos de nova geração que usam baterias de tensão superior".
Uma empresa internacional
Devido às características inovadoras que apresentam, os produtos da i-charging têm registado "uma aceitação bastante interessante por parte do mercado". "A empresa iniciou a produção em junho e já tem encomendas não só de Portugal, mas de outros países europeus e dos Estados Unidos", revela a responsável da organização.
A i-charging está crescer nos mercados-alvo, tendo fechado parcerias de distribuição em vários países na Europa e também Brasil ou Marrocos. Contam-nos igualmente que a empresa encontra-se a explorar oportunidades noutras geografias, como América Latina e Médio Oriente, diretamente ou através de parceiros.
Registe-se que neste mês a empresa abriu nos Estados Unidos a i-charging USA que centrará as operações nos Estados Unidos e Canadá. Anunciou igualmente neste mês uma parceria importante de distribuição na Austrália.
Balanço positivo
A gama de carregadores blueberry foi apresentada em outubro de 2020. Quase um ano depois, o balanço que Isabel Lima faz desta operação é positivo, revelando-se muito satisfeita com a forma como a i-charging conseguiu fazer o lançamento, com as restrições que estavam em vigor em termos de viagens e de realização de eventos.
"Na impossibilidade de fazer apresentações ao vivo e de estar presentes em feiras, optámos por fazer um evento online, que teve mais de 800 convidados de todo o mundo. O feedback tem sido excelente, e com resultados concretos ao nível das encomendas e das parcerias fechadas", diz Isabel Lima.
No entanto, acrescenta a diretora de Marketing da i-charging, nos poucos casos em que os clientes puderam ver os equipamentos ao vivo, a perceção das suas qualidades e inovações é exponenciada. Por isso, refere ser muito importante a abertura que começa a existir para a realização de feiras. "E vamos ter uma atividade intensa a este nível nestes quatro meses finais do ano, em diversos continentes, mas sobretudo na Europa."
Questionada se a i-charging vai lançar algum novo produto para breve, Isabel Lima responde que a filosofia da empresa é de continuamente apresentar novidades. "Estamos a trabalhar em mais configurações e na extensão da gama blueberry. Também na nossa plataforma my.i-charging, que vai disponibilizar um conjunto de serviços inovadores. E já se está a planear novos produtos. As novidades serão apresentadas cada qual a seu tempo, pelo que o melhor é estar atento às redes sociais e website da i-charging", sugere a responsável da organização.