Nos últimos anos, a oferta de produtos de formação para executivos tem crescido e os cursos orientados para áreas específicas de conhecimento têm hoje um espaço importante nesse portefólio de soluções.
Não têm a abrangência nem o reconhecimento formal da oferta tradicional das universidades materializada em pós-graduações, mestrados e MBA, nem pretendem ter, porque são desenhados para responder a necessidades concretas de conhecimento e para desenvolver aptidões numa determinada área específica. Têm uma carga horária mais reduzida do que os produtos tradicionais, preços mais leves (em alguns casos) e podem ter diferentes configurações em termos de currículo.
O ISEG é uma das escolas que têm vindo a apostar em força nesta área e já tem uma oferta grande de cursos de formação executiva, com uma carga horária que vai das sete às 90 horas, mas que em média ronda as 30 horas, distribuídas por quatro dias. Todos os anos tem lançado novidades, entre as próximas estão temas como Business Innovation Agility (29h); Advanced Programme in Sports Management (51h); Mindful Leadership Development (24h) ou Storytelling (12 h). Vão juntar-se a propostas já com várias edições realizadas como o curso executivo em Luxury Brand Management, ou a formação em soft skills e marketing pessoal. Os preços variam entre os 500 e os 4.000 euros.
Opções para todos os gostos, agendas e carteiras
Neste universo da formação executiva, a Católica Porto Business School conta também com várias propostas na área da gestão (Gestão de Projetos, Gestão Geral, Comercial, Controlo de Gestão), a que se juntam cursos de Finanças, Fiscalidade, Liderança (23h), Business Analytics (32h) ou Fidelização e Segmentação de Clientes (20h), entre outros. Os programas disponíveis têm entre seis e 164 horas e preços que oscilam entre os 550 e os 3.850 euros.
A ideia, como explica Ana Côrte-Real, associate dean da Católica Porto Business School, é procurar dar uma resposta àquele que é hoje o grande desafio da formação executiva: "Oferecer a cada momento o conhecimento mais atual em cada área científica, que partilhe a mais recente pesquisa aplicada e ilustre os conteúdos com as melhores práticas."
Na Católica-Lisbon Business & Economics, a oferta de formação para executivos é igualmente abrangente e arruma-se nas áreas de gestão geral, inovação, digital, liderança & comportamento organizacional, gestão em saúde, marketing e gestão comercial, finanças e programas setoriais.
Liderar Equipas de Alto Desempenho (57 horas de formação/3.400€), um Programa Avançado de Marketing para Executivos, (130 horas/3.250€), ou um Programa de Gestão para o Turismo, com 65 horas (3.600€), são algumas das propostas disponíveis, numa montra com mais de 30 ofertas. O programa que visa ajudar a desenvolver competências de gestão junto de quem trabalha na área do turismo é uma das formações da Católica-Lisbon, direcionada a áreas emergentes, uma tendência que se destaca no catálogo de formação para executivos das universidades que mais apostam neste segmento. No caso da escola de negócios e economia da Católica em Lisboa, há mais exemplos, como o Fintech Disruption Program ou o Design Thinking for Business Innovation, formações com 21 e 50 horas, entre outras.
A Lusíada Norte está a caminhar no mesmo sentido e alinhou com o MBA e as pós-graduações duas especializações na área da engenharia (Lean Healthcare e Integração Digital), a que se junta um curso de especialização em Gestão de Negócios Online, que a Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa estreia em outubro. A carga horária desta formação é a mais longa das três, com 130 horas. Já as especializações da engenharia têm 56 e 28 horas, respetivamente.
A Universidade Portucalense tem atualizado a oferta com a mesma preocupação e conta já com um conjunto de programas de formação avançada que cobre áreas como o turismo, a gestão, o direito ou a hospitalidade, em formato de short master e de formações aplicadas.
Empresas também estão a dinamizar a formação de executivos
A par das universidades, várias empresas disponibilizam propostas de formação para executivos nas mais diversas áreas. É o caso da PwC, que tem um portefólio de produtos a cobrir áreas como contabilidade e finanças, gestão, sustentabilidade, fiscalidade, formação comportamental, banca e seguros. A oferta é extensa e compreende formações com uma duração de quatro a 16 horas e com preços que variam entre os 290 e os 1.250 euros por pessoa.
Nesta oferta, disponibilizada através da PwC’s Academy, cabem programas de inscrição aberta a todo o mercado e formação à medida para empresas (uma vertente que algumas universidades também estão a explorar). Os programas são ministrados por consultores da multinacional e podem chegar aos destinatários presencialmente ou através de e-learning. Esta é uma área na qual a consultora está a apostar na criação de ofertas personalizadas às necessidades das empresas e em que explora diferentes tipos de parcerias, que também dão origem a produtos de acesso gratuito. Um exemplo é o curso de Data Analysis and Presentation Skills, desenvolvido em parceria com a plataforma Coursera e integrado na oferta da PwC’s Academy.