Outros sites Medialivre
Negocios em rede
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

Uma alternativa ao couro feita com bagaço de uva

Empresas no Alto Minho apostam na inovação. Soalheiro e Tintex, e a parceria que fizeram, constituem um bom exemplo.

03 de Maio de 2021 às 09:01
  • ...

O Soalheiro, produtor de vinhos Alvarinho em Melgaço, e a Tintex, empresa portuguesa pioneira na produção de tecidos sustentáveis, desenvolveram uma parceria de inovação para a criação de um tecido alternativo ao couro, feito a partir de resíduos de uvas da vindima.

 

"Esta parceria surge no âmbito da nossa estratégia de inovação e sustentabilidade, em que procuramos desenvolver, internamente ou através de parcerias, soluções e boas práticas que nos permitam reduzir o impacto no meio ambiente ao mesmo tempo que geramos sustentabilidade financeira através da economia circular", explicam os responsáveis do Soalheiro, a primeira marca de Alvarinho de Melgaço, prosseguindo: "Estamos a estudar a aplicação deste tecido em rótulos e noutros produtos. Por exemplo: em breve quem nos visitar poderá provar os nossos vinhos e levar para casa um saco feito com os resíduos de uva daquela mesma vindima."

 

No início do ano, o Soalheiro iniciou a renovação das garrafas dos seus vinhos, com menos 19% de vidro, permitindo uma redução significativa das emissões de carbono utilizadas na sua produção e transporte. Feitas em Portugal, quando antes eram produzidas no centro da Europa, 90% das garrafas Soalheiro irão adotar este novo formato até ao final do ano, o que permitirá uma poupança estimada de 56 toneladas de vidro ao ano. Também as embalagens foram repensadas para reduzir 39% do consumo de cartão, oriundo de florestas geridas de modo responsável (certificado FSC).

 

O Soalheiro foi a primeira adega em Portugal, em 2019, a ter uma certificação IDI (Investigação, Desenvolvimento e Inovação). Já antes, a empresa tinha certificação ambiental de toda a atividade e, desde 2006, certificação biológica de todas as vinhas da quinta.

Prémios ganhos pela marca

Menção Honrosa no Prémio Nacional de Agricultura, categoria "Empresas Sustentáveis";

Soalheiro Granit pontuado com 94 pontos pela revista Decanter;

Soalheiro Granit distinguido com selo "Boa Escolha" e pontuado com 18 pontos na revista Grandes Escolhas;

A "Escolha da Imprensa 2020" na revista Grandes Escolhas foi o Soalheiro Reserva;

Soalheiro ALLO vence medalha de ouro no Sakura 2021;

Soalheiro Mineral Rosé vence medalha de ouro no Sakura 2021.

Mais notícias