Outros sites Medialivre
Negocios em rede
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

Novas regras nos exames

Surto obrigou a medidas excecionais no concurso nacional de acesso.

13 de Julho de 2020 às 12:37
  • ...

A pandemia de covid-19 obrigou a que se registassem várias alterações nos exames de acesso ao ensino superior. Mais do que o adiamento de datas, foi modificada a própria estrutura do exame e o modo de avaliação, sendo que agora existe uma nova fórmula de acesso para alunos no 12º e outra para os que já acabaram o secundário em anos anteriores. Tudo a bem da equidade.

 

Por isso, o Governo decidiu que para os estudantes que terminaram agora o secundário, além das classificações dos exames finais que pretendem utilizar como provas de ingresso, a fórmula de cálculo da nota de candidatura passa a integrar as classificações internas das disciplinas para as provas realizadas este ano pelos candidatos.

 

Nos alunos que acabaram o secundário em anos anteriores, o Ministério prevê duas situações para o estudante ficar com a mais vantajosa. Assim, quando a classificação do exame final nacional foi inferior à classificação interna da disciplina, o estudante usa só a classificação interna da disciplina no cálculo. Quando a nota do exame for igual ou superior à classificação interna da respetiva disciplina, deve utilizar-se a classificação final da disciplina.

 

As melhores respostas contam

 

Outra medida excecional para estes exames, cuja primeira fase arranca a 7 de agosto (ver quadro), é que há respostas que contribuem obrigatoriamente para a classificação, mas outras em que somente as melhores são contabilizadas para a nota final. Não obstante, pode-se responder "a todos os itens, como é habitual, uma vez que o sistema informático selecionará automaticamente apenas as respostas em que os alunos demonstraram melhor desempenho, além das respostas aos itens que contribuem obrigatoriamente para a classificação final", pode ler-se no site do IAVE – Instituto de Avaliação Educativa.

 

Explique-se que esta medida foi tomada pelo facto de nem todos os alunos terem tido aulas no terceiro período nas mesmas condições, podendo haver casos em que a matéria não foi lecionada na totalidade.

 

Para informações mais detalhadas deve aceder-se ao site www.iave.pt



Prazos de candidaturas ao ensino superior

A primeira fase do concurso decorre de 7 de agosto a 23 de agosto

A segunda fase do concurso decorre de 28 de setembro e 9 de outubro

A terceira fase do concurso decorre de 22 de outubro e 26 de outubro

Mais notícias