Fresh.Land Plataforma para comércio digital de frescos CEO: Mathilde Jakobsen, 30 anos
O projecto: Decidiu iniciar a Fresh.Land por verificar que "a cadeia de frescos é muito ineficiente, tanto para o consumidor como para o produtor. Para o consumidor, os produtos chegam passadas semanas ou meses depois de serem colhidos e são preservados artificialmente com produtos químicos. Para o produtor, existem poucas alternativas para a venda que não sejam os intermediários, sendo os preços para o produtor comparativamente baixos. Criámos o projecto por vermos que, colocando alguma tecnologia, podemos tornar o processo mais transparente, justo, e melhor para produtores e consumidores".
Quais as maiores dificuldades na obtenção de financiamento?
"No nosso caso, não procuramos ainda obter financiamento. Temos reinvestido o cash flow das operações no desenvolvimento do negócio".
Phosphorland, consultoria agrícola unipessoal lda
Empresa especializada no desenvolvimento de um software de gestão agrícola, Phorland, que permite gerir e integrar todo o tipo de sistemas de forma a ajudar o agricultor/empresário agrícola a aumentar a sua eficiência e rentabilidade/produtividade.
CEO: Raul Pinheiro, 33 anos
O projecto: Decidiu iniciar o projecto por considerar que o sector tem, actualmente, uma potencialidade de crescimento exponencial e que o mercado permite explorar este tipo de soluções, pois as da concorrência "são demasiado complicadas na usabilidade e as tecnologias antiquadas". A ideia passou, então, por desenvolver "um software que integrasse todas as diferentes tecnologias (sensores, estações meteorológicas, máquinas, cartas NDVI, cercas virtuais, etc.), num só local, para se ter a gestão na ponta do dedo e não em diferentes plataformas".