Foram nove as personalidades distinguidas na Gala 50.ª AGRO. Em baixo segue a apresentação individual e o respectivo mérito que tiveram na realização do evento. A saber:
Jorge Cruz
Administrador-delegado do Parque de Exposições de Braga, entre 1990 e 2009, foi, até hoje, o responsável pela organização de mais feiras AGRO. Foi ainda responsável pela entrada da AGRO na Eurasco (Federação Europeia de Entidades Organizadoras de Feiras de Agricultura).
Francisco Pires Gonçalves (homenagem a título póstumo)
Foi o primeiro responsável executivo do Parque de Exposições de Braga. Admirado pelo seu profissionalismo e empenho, morreu tragicamente ao serviço da empresa.
Joaquim Nunes Ribeiro da Cruz (homenagem a título póstumo)
Primeiro comissário-geral da AGRO, em 1968, altura em que esta integrava o Programa de Festas de São João.
Francisco Teixeira
Responsável pelo início dos Concursos de Raças Autóctones e peça fundamental na definição estratégica e programática da AGRO, Francisco Teixeira é um reputado técnico do sector agrário, na região, e exerceu cargo de dirigente na Direcção Regional de Agricultura de Entre Douro e Minho.
Adelino Portela
Economista, foi técnico superior da Direcção Regional de Agricultura de Entre Douro e Minho, desde a sua criação, tendo exercido cargos de chefia, entre os quais o de director regional. Trabalhou na área do desenvolvimento rural, em particular no movimento associativo e na sua consolidação socioeconómica. Tem colaborado intensamente na internacionalização da AGRO.
Carlos Duarte
Tem um vasto currículo de serviço público: como técnico superior do Ministério da Agricultura; director regional de Agricultura de Entre Douro e Minho; membro da Comissão Directiva do ON2/QREN; e como secretário de Estado da Agricultura. Ao longo do desempenho destas funções, contribuiu para o engrandecimento da AGRO e do sector primário de todo o Norte do país.
António Cea
Com 40 anos de serviço público na área da Agricultura, António Cea foi, entre outros cargos, director regional de Agricultura. Desde 1975, participa e colabora em múltiplas iniciativas promovidas pelo Ministério da Agricultura, no âmbito da AGRO.
Francisco Carvalho Guerra
Presidente da Comissão de Honra da AGRO, cujos contributo e reflexão muito têm contribuído para o enriquecimento temático deste certame. Professor universitário, Francisco Carvalho Guerra foi fundador e presidente do Instituto para o Desenvolvimento Agrário da Região Norte, é membro activo de muitas associações e cooperativas agrícolas e é, ainda, agricultor.
Comendador Francisco Marques
Figura ímpar da agricultura do concelho, é agricultor e destacou-se como dirigente e gestor de organizações cooperativas, de âmbito local e regional. Foi presidente da Cavagri, da Agros, da ABLN e da UCADESA, entre outras, e tem colaborado, desde sempre, na AGRO.