Durante o evento, a InvestBraga, organizadora da AGRO, distinguiu 11 entidades e nove personalidades, que se destacaram no apoio à realização deste certame, que é o maior da região Norte e um dos maiores do país, ao longo das suas 50 edições, e pelo seu contributo em prol dos sectores agrícola e agro-alimentar. Apresentamos, de seguida, as entidades distinguidas na Gala 50.ª Agro:
EXPOURENSE
Entidade congénere, a Expourense foi a primeira estrutura com a qual o Parque de Exposições de Braga iniciou uma colaboração estratégica Ibérica.
Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Esta entidade colabora na realização da AGRO, desde 1996, na organização de concursos pecuários, de conferências e seminários, numa ligação estreita entre o ensino superior e o tecido empresarial do sector.
UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
A UTAD é colaboradora da AGRO na organização de iniciativas no domínio da promoção dos produtos agro-alimentares e na discussão dos desafios em I&D do sector agrário, facilitando e potenciando parcerias entre as empresas e o sistema científico.
CAVAGRI – Cooperativa Agrícola do Alto Cávado
A Cavagri resulta da fusão de quatro cooperativas da região, fundadas há mais de 60 anos. Estas entidades marcaram presença permanente na AGRO, desde o início. A Cavagri é ainda parceira destacada na programação e divulgação do evento.
AGROS – União das Cooperativas de Produtores de Leite de Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes
A Agros é a maior organização do sector leiteiro do país, reunindo as cooperativas e os produtores de toda a região Norte, e é parceira-âncora da AGRO, desde o primeiro momento.
FERA – Federação Nacional das Associações de Raças Autóctones
Os detentores das raças autóctones e as suas respectivas organizações têm sido parceiros constantes e fundamentais nos concursos e exposições das raças arouquesa, barrosã, cachena, marinhoa, maronesa e minhota.
APCRF – Associação Portuguesa de Criadores de Raça Frísia
A raça frísia é a mais utilizada em Portugal na produção de leite. Com forte presença na região, esteve desde sempre presente na AGRO. A APCRF é parceira desde a primeira hora, organizando os concursos desta raça ao longo dos anos.
FORESTIS – Associação Florestal de Portugal
Destacada associação da fileira florestal, reunindo um vasto conjunto de proprietários florestais, esta associação tem participado activamente na AGRO, através da organização de eventos que muito têm contribuído para a riqueza programática da feira e para o reconhecimento da importância da floresta nas economias regional e nacional.
Crédito Agrícola
O Crédito Agrícola tem sido nos últimos anos o patrocinador oficial da AGRO, contribuindo assim de modo decisivo para o engrandecimento desta feira.
CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal
Há um protocolo entre a InvestBraga e a CONFAGRI para a organização de iniciativas conjuntas no âmbito da AGRO. Os resultados desta parceria têm garantido, ao longo dos anos, importantes contributos no âmbito da organização de conferências, seminários e colóquios, realizados tendo como objectivo a promoção da agricultura e do mundo rural.
Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural
O Ministério da Agricultura é o elemento primordial para a definição de políticas e estratégias que continuem a garantir o sucesso da agricultura nacional e, consequentemente, da AGRO, que é organizada com objectivo de apoiar e promover o crescimento e o desenvolvimento dos sectores da agricultura, pecuária e agro-alimentar.