Notícia
S&P sobe "rating" de Espanha em um nível
A agência de notação financeira S&P subiu a classificação da dívida espanhola de BBB para BBB+, com perspectiva estável. A agência considera ainda que Espanha vai ter um crescimento do PIB em torno de 4% nos próximos anos.
A agência de notação financeira Standard and Poor's (S&P) decidiu subir em um nível a classificação da dívida de longo prazo do reino de Espanha, de BBB para BBB+.
Desde Março de 2014 que Espanha tinha um rating de BBB, que é o penúltimo nível da categoria de investimento de qualidade. Com esta decisão, ficou assim três níveis acima da categoria especulativa, o chamado "lixo".
A justificar esta melhoria da classificação espanhola, a agência refere as reformas na legislação laboral, a melhoria da competitividade em matéria de exportações e a situação financeira mais desafogada da economia do país.
"O ‘upgrade’ reflecte a nossa perspectiva de que Espanha teve um desempenho económico sólido e equilibrado nos últimos quatro anos, o que beneficiou gradualmente as finanças públicas", diz o relatório da agência.
A agência prevê, segundo a Bloomberg, que o produto interno bruto (PIB) espanhol registe um crescimento nominal de cerca de 4% nos próximos anos, algo que deve ajudar a posição orçamental de Madrid, partindo do princípio que a recuperação do mercado de trabalho se mantém.
A S&P estima que o crescimento económico real de Espanha atinja uma média de 2,7% entre 2015 e 2017, depois de em Abril deste ano ter apontado para uma projecção mais baixa: 2,2%.
(Notícia actualizada às 17h37)