Notícia
Procura por OTRV superou os dois mil milhões
Houve mais de 90 mil investidores que deram ordens de subscrição na emissão de obrigações para o retalho, que permitiu ao IGCP financiar-se em 1.500 milhões de euros. Apenas no primeiro dia, a procura superou os mil milhões.
As obrigações para o retalho continuam a atrair cada vez mais interesse por parte dos portugueses. A procura pela nova série de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV), cujo prazo de subscrição terminou na semana passada, superou os dois mil milhões de euros. E tal como tinha acontecido na operação de Agosto, o número de investidores a participar na operação voltou a aumentar. Foram mais de 90 mil os investidores que deram ordens de subscrição.
As ordens de subscrição ascenderam a 2,05 mil milhões de euros, um valor que superou em 1,36 vezes a procura e que ficou acima dos 1,84 mil milhões registados na emissão de Agosto, segundo dados divulgados pela Euronext Lisbon. Segundo o mesmo comunicado, mais de metade das ordens foram dadas no início da operação. Apenas no primeiro dia, a procura superou os mil milhões de euros (1.085,5 milhões de euros).
Na operação participaram 90.370 investidores, acima dos 65.179 investidores que deram ordens de subscrição na emissão de obrigações para o retalho anterior. A maior parte das ordens foi, porém, dada para valores até 20 mil euros (86,3%), sendo que 12,9% das ordens foi para valores entre 20 e 50 mil euros e só 0,7% para montantes superiores a 50 mil euros.
A forte procura por este tipo de produtos levou a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) a aumentar de 500 para 1.500 milhões de euros o valor da emissão, cujos títulos serão liquidados e admitidos à negociação a 30 de Novembro.
Tal como se esperava, como a procura superou o valor que o Tesouro português estava a emitir foi necessário haver rateio. O montante atribuído através de rateio, que que deu prioridade à data da ordem de subscrição, superou os 137,8 milhões de euros, sendo que 4,1 milhões de euros foram atribuídos através de sorteio.
"Após os dados apurados, verificou-se que 94% da emissão ‘OTRV NOVEMBRO 2021’ ficou nas mãos de investidores portugueses, ou seja cerca de 90 mil investidores, enquanto os restantes 6% foram adquiridos por investidores estrangeiros residentes em Portugal, destacando-se as nacionalidades francesa, suíça, angolana e alemã", adianta a Euronext Lisbon, adiantando ainda que "o valor médio aplicado relativo às ordens inseridas rondou os 16 mil euros".
Trata-se de mais um recorde. Segundo o comunicado da gestora da bolsa de Lisboa, foram processadas cerca de 92 mil ordens válidas durante esta operação que decorreu entre os dias 14 e 25 de Novembro.
Esta série de OTRV, que expira em Novembro de 2021, paga um juro semestral variável e igual à Euribor a 6 meses acrescida de 2%. Com a Euribor em valores negativos, a taxa de juro será de 2%.