Notícia
Obrigações do FC Porto atraem menos procura com juros mais baixos
A FC Porto SAD concluiu a emissão de 35 milhões de euros em obrigações com a taxa mais baixa de sempre neste tipo de instrumentos. A oferta atraiu quase 3.500 investidores. Mas a procura desceu em relação a operações anteriores.
A FC Porto SAD financiou-se em 35 milhões de euros com a emissão de obrigações a três anos e com uma taxa de juro de 4,25%, a mais baixa desde que começou a emitir obrigações de forma regular. A operação atraiu 3.471 investidores segundo dados revelados pela Euronext esta quarta-feira, 7 de Junho. Mais de dois mil investidores subscreveram até 5.000 euros. E houve 60 investidores a ficar com mais de 50 mil euros.
Ainda assim, o valor das ofertas baixou em relação a operações comparáveis. A procura foi de 45,8 milhões de euros, excedendo em 1,31 vezes o montante em oferta, que tinha sido revisto em alta de 30 milhões para 35 milhões de euros. O rácio da procura foi o mais baixo desde 2003, ano da primeira emissão obrigacionista da SAD azul e branca. De referir, no entanto, que nas emissões passadas, a SAD liderada por Pinto da Costa acenou com juros mais elevados.
Já no que diz respeito ao número de investidores, foi o mais baixo desde a emissão de 2011. No prospecto da oferta, a FC Porto SAD explicou que o valor encaixado com estas obrigações serviria para "consolidar o passivo num prazo mais alargado", para financiar a actividade corrente e para amortizar uma outra linha de obrigações, que venceu este mês, no valor de 20 milhões de euros.
O coordenador global da operação foi o Montepio Investimento. As novas obrigações serão admitidas à negociação na próxima sexta-feira, 9 de Junho.