Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo vai aumentar emissão de obrigações do Tesouro em 2020

As emissões de dívida de longo prazo representam mais de metade das necessidades de financiamento do Estado.

17 de Dezembro de 2019 às 08:00
  • ...

O Governo prevê emitir cerca de 8,7 mil milhões de euros em obrigações do tesouro (OT), continuando estes títulos a ser a principal fonte das necessidades de financiamento. Já a emissão de bilhetes do Tesouro (BT) deverá situar-se em 1,3 mil milhões de euros.


"Em 2020, as emissões líquidas de OT deverão manter-se como principal fonte de financiamento (8,7 mil milhões de euros), antecipando-se que as emissões brutas atinjam 16,7 mil milhões de euros (excluindo eventuais operações de troca)", adianta a proposta do Orçamento do Estado para 2020, apresentada esta noite. De acordo com o mesmo documento, "o saldo de BT deverá registar um aumento em 2020 num montante aproximado de 1,3 mil milhões de euros".


As OT continuam, assim, a representar mais de metade das necessidades de financiamento, enquanto o peso das famílias, através dos certificados e das obrigações para o retalho, se mantêm em cerca de 11%.


"Em 2020, estimam-se necessidades brutas de financiamento de cerca de 46,2 mil milhões de euros. A redução de 4,1 mil milhões de euros face a 2019 decorre de uma redução nas principais componentes: as necessidades líquidas de financiamento deverão diminuir cerca de 226 milhões de euros e as amortizações de dívida fundada deverão reduzir-se em cerca de 3,9 mil milhões de euros", detalha ainda o mesmo documento.

Segundo a proposta do OE para 2020, "antecipa-se que as necessidades brutas de financiamento do Estado sejam fundamentalmente cobertas por emissões de dívida fundada, num montante de 46 mil milhões de euros".

Ver comentários
Saber mais OE obrigações OT BT financiamento do Estado
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio