Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Conheça as redes de contacto globais

Existem vários serviços "web" de redes profissionais, mas o LinkedIn e Plaxo são os preferidos pelos utilizadores portugueses. Os interesses e grupos de contactos podem determinar a escolha por um dos serviços mas não há, também, inconveniente em manter o perfil em mais do que um "site". A não ser o trabalho adicional, claro.

12 de Fevereiro de 2009 às 11:10
  • ...
Existem vários serviços "web" de redes profissionais, mas o LinkedIn e Plaxo são os preferidos pelos utilizadores portugueses. Os interesses e grupos de contactos podem determinar a escolha por um dos serviços mas não há, também, inconveniente em manter o perfil em mais do que um "site". A não ser o trabalho adicional, claro.


1 Linked In
www.linked.com
Com mais de 35 milhões de membros em mais de 200 países, metade dos quais fora dos Estados Unidos, esta rede de contactos norte-americana é uma das mais antigas e reconhecidas redes sociais profissionais e tornou-se bastante popular entre os utilizadores portugueses. Partindo do conceito de que todos estamos a poucos "links" de distância de qualquer outra pessoa no planeta, o LinkedIn parte de círculos de contactos para dar ideia de níveis de ligação - em segundo, terceiro ou quarto grau - a qualquer outra pessoa cujo perfil está na rede. Qualquer um pode inscrever-se e definir o seu currículo e perfil de interesses, começando, depois, a construir a sua rede a partir do envio de convites a pessoas que conhece pessoal ou profissionalmente e que pode localizar com a ajuda da própria aplicação "web". Quanto mais completo for o perfil, mais fácil será ser "identificado" por contactos já existentes na lista. Basta ter trabalhado na mesma empresa, ou estudado na mesma faculdade, para que lhe seja sugerida a ligação. Ou pode simplesmente fazer uma pesquisa por nome. O serviço mantém critérios de privacidade e pode definir quem vê o seu perfil profissional e pessoal e se quer divulgar o endereço de "e-mail", evitando "spam" desnecessário.



2 Plaxo

www.plaxo.com
Começou por ser um sistema de gestão de contactos, como uma agenda electrónica, permitindo o envio de "e-mails" para endereços registados no Outlook, de forma a que fossem os próprios utilizadores a actualizar a sua informação. Mas o Plaxo acabou por evoluir para um sistema mais ambicioso, mantendo já mais de 40 milhões de assinantes que utilizam o serviço para manter o "pulso" da evolução dos seus amigos e colegas de trabalho, sendo avisados de datas de aniversário, mudanças profissionais, alterações no perfil, adições ao blogue ou ao "site" de fotografias. As contas do Plaxo podem estar ligadas a serviços sociais como o Flickr, Twitter, Yelp e mais algumas dezenas de "sites". Os serviços têm vindo a crescer, com a possibilidade de enviar cartões electrónicos em ocasiões especiais e agendas que podem ser partilhadas por grupos de trabalho. A inscrição é gratuita e livre, contando com algumas definições de privacidade para quem não gosta de divulgar todas as informações pessoais.



3 Star Tracker
www.thestartracker.com
De origem portuguesa, o Projecto Star Tracker quer identificar o talento global português e dinamizar o "networking" dentro dessa comunidade de pessoas que "pensam global" e que têm experiências profissionais fora de fronteiras. O "site" é fechado, exigindo um convite para entrar no serviço e o compromisso do "anfitrião" de que o convidado cumpre quatro requisitos básicos para entrar na rede. Cada novo membro recebe três convites que pode dirigir a outros tantos talentos, alargando a sua rede e a do próprio "site". Sem querer ser o LinkedIn português, este sistema de convites fechados limita a participação, mas torna-a, também, mais especial. Ao todo, já fazem parte do Star Tracker 24,5 mil membros, 13 mil dos quais estão localizados em Lisboa.



4 Xing
www.xing.com
A rede do XING estende-se a 6,5 milhões de profissionais em 16 línguas e conjuga a gestão de rede de amigos e colaboradores com a agenda de contactos, tornando mais simples a sua actualização. As ligações entre pessoas com perfil no serviço podem ser, também, uma boa fonte de informação e ideias para alargar a sua rede. O Xing conta, igualmente, com o serviço de Marketplace, onde mais de 22 mil grupos e eventos de "networking" estão listados, abarcando cidades tão distantes como Londres e Pequim. Este serviço junta, também, a componente de "anúncios de emprego", permitindo efectuar a procura de ofertas de trabalho e de oportunidades de negócio que estejam listadas por outros membros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio