Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cinco ferramentas que o ajudam a decidir melhor

Na página de Internet da EDP o cliente pode conhecer as vantagens de ajustar o tarifário ao perfil de consumo que mantém. Para testar o perfil de consumo o cliente vai ter de "montar a casa" com todos os equipamentos eléctricos que a compõem e é na resposta a...

21 de Janeiro de 2010 às 09:36
  • ...
Bom e barato é o que todos os consumidores desejam. Conheça cinco ferramentas da Internet que ajudam a decidir melhor.


1 Quero mais eficiência energética em minha casa. É possível?


Na página de Internet da EDP o cliente pode conhecer as vantagens de ajustar o tarifário ao perfil de consumo que mantém. Para testar o perfil de consumo o cliente vai ter de "montar a casa" com todos os equipamentos eléctricos que a compõem e é na resposta a esta simulação que surgem os resultados. Esta é uma das ferramentas à disposição no subsite Eco EDP, onde a empresa agrupa um conjunto de aplicações e informações úteis para quem procura maior eficiência energética. Quem experimenta, por exemplo, o Simulador de Eficiência Energética responde a um conjunto alargado de questões sobre hábitos em casa antes de conhecer o seu perfil e vários conselhos para melhorar hábitos. Já o Simulador de Comparação de Eficiência Energética permite conhecer melhor os equipamentos eléctricos que se têm em casa, na mesma perspectiva de eficiência.


Endereço

http://www.eco.edp.pt/
A consultar
Simulador de Potência e Consumo; Simulador de Eficiência Energética; Simulador de Comparação de Eficiência Energética 10 Passos para Mudar o seu Mundo.
Deve ter à mão
Uma factura de electricidade





2 O que posso fazer para poupar água?


















A EPAL permite a quem passa pela sua página de Internet, introduzindo um conjunto de dados, ter uma percepção do perfil de consumo e perceber o que é possível fazer para melhorá-lo. Quantos habitantes moram no local a simular, número de casas de banho, utilização da máquina de lavar roupa e loiça, existência de jardim ou piscina são informações de base para experimentar a ferramenta. Depois é preciso responder a perguntas sobre o tipo de utilização feito de cada foco de consumo de água e chega-se aos resultados, apresentados num gráfico onde as cores mostram se há ou não consumo exagerado de água e daí a um conjunto de recomendações que podem ajudar a corrigir maus hábitos.


Endereço

http://www.epal.pt/
À esquerda da página de entrada deve entrar na secção de clientes e procurar a ferramenta de simulação.
A consultar
Simulador de Consumos.





3 Como escolher o melhor crédito à habitação?

















Escreva o valor do empréstimo, o prazo, o valor do imóvel e a taxa pretendida no simulador da Deco: Crédito à habitação: qual o melhor banco? Na resposta vai encontrar uma listagem com as propostas dos principais bancos para a combinação de variáveis introduzidas com informação sobre mensalidade, spread, TAN, Taxa Anual Efectiva e despesas. Como sublinha a instituição nas notas anexas ao simulador os cálculos deixam de fora as despesas com seguros, que são consideráveis no processo de compra de uma casa, mas não entram aqui em linha de conta para simplificar os resultados. O melhor resultado apurado pela ferramenta é detalhado. Os restantes estão organizados numa lista por ordem crescente.


Endereço
http://www.deco.proteste.pt/
Nos menus à esquerda da página de entrada do site procure a área de Simuladores
A consultar
Crédito à habitação: qual o melhor banco?
Deve ter à mão
Informação sobre o valor do imóvel e taxa pretendida.





4 Poupar na conta do telemóvel é possível?














Esta é certamente uma pergunta a que muita gente quer ter resposta. Não custa tentar. Há mais do que uma ferramenta disponível para apurar informação sobre o assunto. A Deco mantém a oferta mais actualizada e abrangente. Permite ao utilizador saber se deve ou não manter o operador ou o tarifário e que poupança poderá ter com essa alteração, em função do seu perfil de utilização destes serviços (número de chamadas mês, minutos de conversação e mensagens, ponderados face ao tarifário actual). Actualizado no final de Dezembro, o Observatório de Tarifários da Anacom também pode ser interessante para quem quer conhecer melhor o consumo mensal de chamadas, os tarifários disponíveis, comparar preços de chamadas nos vários operadores ou simular custos.
Os três operadores móveis também já disponibilizam nas suas páginas de Internet simuladores que permitem analisar o perfil do consumidor e recomendar um tarifário.


Endereço
http://www.anacom.pt/
Na página de entrada do site do regulador, à esquerda, é possível entrar a caixa que conduz à ferramenta de simulação.
O simulador da Deco para este fim está disponível na página de Internet da Associação mas tem acesso restrito a sócios.
A consultar
Observatório de Tarifários
Deve ter à mão
Factura de telemóvel.





5 Posso contrair mais empréstimos?
















O simulador Dívidas em Excesso: qual o meu grau de risco? Da Deco é uma das ferramentas disponibilizadas pela associação no âmbito de um leque de serviços SOS Crise. O objectivo é permitir a quem o utiliza ter uma noção, em função dos seus empréstimos, relativamente aos riscos de sobreendividamento. São tidos em conta vários encargos mensais como água, luz, telefone e encargos anuais relacionados com a casa, o carro, saúde, entre outros. Os valores apresentados são ponderados com o rendimento disponível nos membros do agregado familiar que trabalham.


Endereço
http://www.deco.proteste.pt/
Na página de entrada do site deve procurar a área de simuladores e nesta o Kit SOS Crise, uma das primeiras opções no menu à esquerda da página.
A consultar
Dívidas em excesso: qual o meu grau de risco?
Deve ter à mão
Extractos do banco, facturas da seguradora, da água, luz e Internet.





Os simuladores mais usados da Deco

Os apoios a uma decisão de compra em determinada área revelam-se mais ou menos úteis em função dos planos de compra definidos por cada um, tendo em conta necessidades e ambições. Na oferta da Deco, com mais de 60 simuladores disponíveis, há no entanto um conjunto que se destaca por merecer o interesse de um número maior de consumidores à procura de ajuda para tomar uma decisão. Em finais do ano passado o Top dos mais procurados era este, por ordem crescente.





Top 10

1.Crédito à habitação: qual o melhor banco?
2. Despedimento: a que indemnizações tenho direito?
3. Telemóveis: qual o tarifário mais barato para o meu perfil?
4. Crédito pessoal: qual o melhor banco?
5. Consolidar créditos: é indicado para o meu caso?
6. Automóvel: qual o seguro mais barato?
7. Contas à ordem: qual o melhor banco?
8. Dívidas em excesso: qual o meu grau de risco?
9. Internet de banda larga: qual o fornecedor de acesso mais barato?
10. Arredondamentos: quanto poderei receber?

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio