Notícia
Morgan Stanley também vai lançar os seus ETF
As gestoras de activos estão a reforçar a aposta em ETF. O Morgan Stanley pediu recentemente autorização para lançar os seus próprios fundos de índice.
Os fundos que seguem o desempenho dos índices (ETF) têm vindo a ganhar cada vez mais popularidade junto dos investidores. Uma tendência que está a roubar investimento aos fundos tradicionais e a obrigar as gestoras a olhar para este tipo de produtos. Tal como tem acontecido com outras instituições, o Morgan Stanley pediu autorização ao regulador norte-americano para lançar os seus próprios ETF.
O Morgan Stanley pediu na semana passada permissão à Securities and Exchange Comission (SEC), o regulador dos EUA, para lançar os seus próprios ETF. Os documentos divulgados não mencionam, porém, pormenores sobre o tipo de fundos, ou as comissões que irão ser cobradas.
O banco junta-se assim a instituições como o JPMorgan ou o Goldman Sachs, que já comercializam os seus próprios ETF. Outras gestoras, como a Legg Mason, a John Hancock e a Franklin Resources também lançaram ETF recentemente.
Esta aposta nos fundos que procuram replicar o desempenho de índices surge num momento em que os investidores estão a trocar o investimento em fundos tradicionais, de gestão activa, por ETF. As baixas comissões cobradas por estes produtos são a principal vantagem destes fundos, sobretudo face à instabilidade nos mercados financeiros.
O Morgan Stanley geria, no final de 2015, 1,19 biliões de dólares em activos.