Notícia
Wall Street em alta à espera do discurso de Ben Bernanke
O presidente da Fed apresenta esta quarta-feira as previsões económicas do banco central. Perante o Congresso, Bernanke falará ainda do programa de estímulos, tema que tem dividido os membros da Fed. Os investidores esperam que Bernanke confirme a manutenção do programa. Os mercados reflectem essa expectativa e abriram em terreno positivo.
O Dow Jones abriu a ganhar 0,24% para os 15.424,83 pontos e o Nasdaq avança 0,11% para os 3.506,07 pontos.
Ben Bernanke testemunha esta quarta-feira perante o Congresso norte-americano onde irá apresentar as previsões do banco central para a economia e falar sobre o programa de estímulos à economia. Para o analista Pierre Mouton, da Notz, Stucki & Cie, a Fed vai anunciar um prazo para o fim dos estímulos económicos. "E os mercados vão ter dificuldade em gerir esta informação", acrescenta.
Esta tarde serão ainda divulgadas as minutas da reunião da Fed de 30 de Abril. Nesta reunião, os membros da Fed decidiram manter os estímulos no valor de 85 mil milhões de dólares mensais mas mostraram-se preparados para o alterar (aumentando ou diminuindo o seu valor) dependendo das condições económicas do país.
O presidente da Fed de Nova Iorque afirmou esta quarta-feira que só dentro de três a quatro meses é que será possível fazer uma avaliação concreta sobre o programa de compra de activos. No entanto, alguns membros da Fed já defenderam publicamente que o valor deve começar a ser, gradualmente, reduzido.
No Japão, o banco central reiterou hoje a intenção de duplicar a sua base monetária durante os próximos dois anos.