Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Traders com dia mais longo do mundo querem trabalhar menos horas

Profissionais com alguns dos dias mais longos dos mercados acionistas globais gostariam que as sessões fossem mais curtas, segundo uma pesquisa da Bloomberg News.

Reuters
08 de Fevereiro de 2020 às 17:00
  • 2
  • ...

Em toda a Europa, 74% dos profissionais de finanças, incluindo operadores, analistas e gestores de fundos, preferiam reduzir a duração d sessão bolsista de 8 horas e meia, que excede o período de negociação nos EUA em duas horas.

Os resultados da pesquisa dão peso a uma proposta de duas associações profissionais para reduzir o horário do mercado por razões que incluem concentração de liquidez nas primeiras e últimas horas de negociação, a curta margem de tempo entre a divulgação dos comunicados das empresas e o início da negociação, e a necessidade de melhorar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional nas empresas financeiras. Em novembro, a Associação de Mercados Financeiros da Europa (AFME) e a Investment Association, dos gestores de ativos do Reino Unido, solicitaram às bolsas que avaliassem uma proposta de reduzir o horário de negociação em 90 minutos.

"Reduzir o horário de negociação melhorará a eficiência do mercado", disse Matthew McLoughlin, sócio e diretor de negociação da londrina Liontrust Investment Partners, que também é membro do comité de negociação buy-side da Investment Association. "Não há benefício específico em esticar a liquidez por um período maior do que o necessário".

Numa pesquisa informal, a Bloomberg News entrevistou 114 agentes do mercado - 52% em Londres e os restantes noutras grandes cidades europeias, incluindo Paris e Amesterdão. Cerca de 66% dos entrevistados eram operadores, 17% gestores de fundos e 16% analistas.

Uma redução do dia de negociação em uma hora é apoiada por 51% daqueles que defendem sessões mais curtas, enquanto 34% gostaria de uma redução de 1 hora e meia. No geral, a abertura do mercado acionista europeu mais tarde seria aprovada por 78% dos entrevistados, enquanto 75% são a favor de encerrar as negociações mais cedo.

Embora não haja grande consenso sobre o horário, a resposta mais frequente, apoiada por 28% dos entrevistados, seria atrasar o horário de abertura do mercado em uma hora, para as 9h, no horário de Londres, e antecipar o fecho em 30 minutos, para as 16h.

A London Stock Exchange acaba de concluir uma consulta de sete semanas sobre um possível ajustamento no horário do mercado e afirma que "apoia fortemente a melhoria da diversidade e da cultura no local de trabalho". Um porta-voz da Deutsche Boerse disse que discutirá as principais implicações de uma mudança dos horários de negociação com acionistas e anunciará a sua posição quando for apropriado.

Possível resistência

A proposta de redução de horário poderia enfrentar resistência de bolsas da Europa continental. Adiar o início da sessão em toda a região pode significar que o mercado acionista alemão abriria apenas às 10h, horário local, e o da Finlândia às 11h, por exemplo.

"Acreditamos que reduzir o horário de negociação não é bom para o mercado, pois reduz as possibilidades de investidores e operadores ativos implementarem as suas decisões de negociação", disse Peter Vorrath, chefe de desenvolvimento de negócios da SSW-Trading, uma empresa de trading de Hamburgo, Alemanha.

Ver comentários
Saber mais mercados traders bolsas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio