Notícia
Preço do café dispara com furacão Felix
O furacão Félix que ameaça a América Central está a encarecer o preço do café robusta nas praças internacionais. Dependendo da força com que a tempestade atingir os campos de plantação de café, há o risco de haver escassez desta matéria-prima em todo o mu
O furacão Félix que ameaça a América Central está a encarecer o preço do café robusta nas praças internacionais. Dependendo da força com que a tempestade atingir os campos de plantação de café, há o risco de haver escassez desta matéria-prima em todo o mundo, receio que levou o preço do café para os valores mais altos em três semanas, depois de subir quase 3,5% em dois dias.
O café robusta, usado maioritariamente no café instantâneo, vale 1.776 dólares a tonelada métrica no Euronext.Liffe, a praça de produtos alternativos de Londres. O seu preço subiu com a previsão de que o furacão Félix deverá atravessar a Nicarágua e as Honduras, dois grandes produtores desta variedade de café.
A organização internacional do café prevê um défice de oito milhões de sacos de café na próxima época, algo que poderá levar o café robusta a atingir novos máximos históricos, depois de ter alcançado os 1.940 dólares a tonelada métrica em meados deste ano. Em 2007, o preço desta matéria-prima já subiu 15% na Euronext.Liffe.