Notícia
Futuro sobre o PSI20 com quebras superiores ao «cash»
O futuro do índice encerrou nos 11.350 pontos, registando uma descida de 0,57% enquanto que no mercado à vista o PSI20 caiu 0,36% para fechar nos 11.337 pontos empurrado pelas quedas, ainda que inferiores a 1%, da PT, EDP, Telecel e ainda do BCP.
A performance em baixa no mercado à vista das acções da Portugal Telecom (PT), da EDP e do BCP, aliado ainda ao facto do futuro de Dezembro encerrar amanhã levaram a que o mercado de derivados não resistisse. No mercado de derivados os índices sobre as acções acompanharam as quedas verificas no mercado à vista, registando o futuro sobre a PT uma quebra superior à do «cash», ajustando assim para o preço de convergência.
A Bolsa de Derivados do Porto (BDP) fechou hoje com 815 negócios, envolvendo 15.269 contratos num total de 53,9 milhões de euros (10,8 milhões de contos), menos de metade do volume ontem verificado. Sobre o PSI20 foram transaccionados 3.521 papéis em 373 operações, com activos no valor de 40,16 milhões de euros (oito milhões de contos).
As posições abertas sobre os contratos de Dezembro, tanto sobre o índice como sobre os títulos, permanecem altas, «fazendo prever para amanhã, data do termo do contrato, uma sessão bastante agitada, principalmente nos últimos minutos, em que é definido o preço final. É possível que se verifique, no mercado à vista, alguma pressão manipuladora por parte dos investidores para alterarem os preços» afirmou um operador do mercado de derivados, contactado pelo Canal de Negócios.