Notícia
Europa regista quedas superiores a 1%
As bolsas europeias encerraram em terreno negativo pela quarta sessão consecutiva depois da General Electric (GE) ter anunciado os seus resultados, que ficaram aquém das previsões da empresa.
As bolsas europeias encerraram em terreno negativo pela quarta sessão consecutiva depois da General Electric (GE) ter anunciado os seus resultados, que ficaram aquém das previsões da empresa.
O índice pan-europeu Stoxx 50 encerrou a sessão de hoje a desvalorizar 1,65% para os 3.102,29 pontos.
O espanhol IBEX [ibex] foi o índice que mais desvalorizou entre as principais praças da europeias, seguido pelo alemão DAX [dax] que perdeu 1,50% ao terminar a sessão nos 6.603,57 pontos.
O índice francês CAC [cac] encerrou nos 4.797,93 pontos ao cair 1,27% e o Footsie inglês deslizou 1,17% para os 5.895,50 pontos.
As praças da Europa inverteram a tendência de valorização de abertura depois da GE ter anunciado que os seus resultados foram inferiores às estimativas esperadas e que reduziu as suas previsões para o ano de 2008. A GE, que é a terceira maior empresa do mundo por valor de mercado, apresentou hoje a primeira queda trimestral nos lucros desde 2003 o que fez aumentar as preocupações em torno dos problemas do sector financeiro norte-americano.
Este sentimento generalizou-se entre os investidores europeus o que penalizou as praças europeias uma vez que a GE "está envolvida em muitas indústrias e determina a tendência para as outras" empresas, como referiu Kilian de Kertanguy, um gestor de fundos da Cholet-Dupont Gestion citado pela Bloomberg.
O gestor acrescentou que "dizer que se reduziu as estimativas é um comentário negativo para toda a economia. Indica que muitas indústrias serão afectadas. Isto é mau para os índices".
Os analistas reviram em baixa as suas expectativas para os lucros das empresas europeias. Os receios de que os prejuízos relacionados com o crédito prejudiquem os resultados das empresas e que a economia norte-americana entre em recessão são os motivos apontados pelos analistas.
Os títulos da Siemens encerraram a sessão de hoje a desvalorizar 4,21% para os 68,02 euros, depois de terem perdido 5,14%.
A BAE Systems, depois de ter desvalorizado um máximo de 6,21%, encerrou a cair 4,86% para os 475 libras, enquanto que a Tom Tom perdeu 2,29% encerrando nos 20,92 euros.