Notícia
Euronext lança dois novos segmentos a partir de Janeiro de 2002
A Euronext, que irá fundir-se com a Bolsa de Valores de Lisboa e Porto (BVLP), vai criar a partir de Janeiro próximo dois novos segmentos, o NextEconomy e o NextPrime, anunciou hoje a plataforma bolsista pan-europeia.
De acordo com o mesmo comunicado, todas as empresas listadas actualmente no Euronext poderão englobar voluntariamente estes dois segmentos. O NextEconmy irá agregar empresas da «nova economia», enquanto NextPrime será destinado a empresas tradicionais.
«A criação dos segmentos NextEconomy e NextPrime visa responder, por um lado, às necessidades dos investidores por informações financeiras regulares e detalhadas das empresas listadas, e por outro lado, ao desejo expressado por small e mid-cap, ou empresas de pequena e média capitalização bolsista, em melhorar a sua visibilidade junto dos investidores», explicou o mesmo comunicado.
As empresas que aderirem estes dois segmentos terão que, para além das actuais obrigações, de fornecer a partir de Janeiro as respectivas publicações em inglês, realizar pelo menos duas apresentações junto de analistas por ano, divulgar o calendário de publicações e reuniões com analistas, e publicar as suas informações financeiras nos respectivos «websites», segundo a mesma fonte.
A partir de Janeiro de 2004, as empresas aderentes terão de adoptar os parâmetros internacionais de contabilidade (IAS), explicou a Euronext.
A Euronext afirmou no mesmo comunicado que «irá promover estes segmentos de forma activa, criando índices» para os mesmos e realizando iniciativas para aumentar a visibilidade das empresas junto dos investidores.
A BVLP e a Euronext já chegaram a acordo para uma fusão, devendo a integração operacional da praça nacional na plataforma pan-europeia ocorrer no início de 2003.