Notícia
Euro cai com abrandamento da manufactura na Zona Euro
O euro deslizava face ao dólar - afastando-se do valor máximo de dois meses face à moeda norte-americana - depois de ter sido hoje divulgado que a manufactura da Zona Euro se expandiu ao ritmo mais lento dos últimos sete meses, em Setembro, devido à escal
O euro deslizava face ao dólar - afastando-se do valor máximo de dois meses face à moeda norte-americana - depois de ter sido hoje divulgado que a manufactura da Zona Euro se expandiu ao ritmo mais lento dos últimos sete meses, em Setembro, devido à escalada do petróleo.
O dólar também ganhava na expectativa de que o índice manufactureiro nos EUA tenha avançado, no mês passado, de forma mais rápida do que a média dos últimos dez anos.
Contra a moeda norte-americana, o euro desvalorizava 0,28% para os 1,2400 dólares.
A manufactura na Zona Euro expandiu-se ao ritmo mais lento dos últimos sete meses em Setembro, uma vez que os níveis recorde que o petróleo atingiu prejudicou a procura.
O índice compilado pela NTC Research para a Reuters caiu para 53,1 pontos, de 53,9 pontos em Agosto, quando os economistas consultados pela Bloomberg esperavam uma queda par 53,7 pontos.
A valorização de 65% nos preços do petróleo no último ano ameaça prejudicar a recuperação liderada pelas exportações, uma vez que o desemprego tem vindo a travar a procura interna.
Os ganhos do dólar eram também influenciados pela expectativa de que índice manufactureiro nos EUA avançou, no mês passado mais rapidamente do que a média dos últimos dez anos.
O índice manufactureiro dos Estados Unidos da América, avaliado pelo Institute Supply Management (ISM) provavelmente caiu para 58,3 pontos em Setembro, contra 59 pontos no mês passado, acima da média de 52,2 pontos da última década, estimam os analistas. Este índice tem estado acima dos 50 pontos, o que mostra crescimento, desde Junho de 2003.