Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dabox: App da Caixa de finanças pessoais vai agregar contas de todos os bancos

A aplicação lançada pelo banco público pretende tirar proveito das vantagens da nova diretiva dos pagamentos e possibilitar a gestão das finanças pessoais, agregando toda a informação financeira do cliente.

4.º Caixa Geral de Depósitos	- 653 milhões de euros
24 de Setembro de 2019 às 14:14
  • ...

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) lançou esta terça-feira aquilo a que chama a primeira app de "open banking" em Portugal. A DABOX vai agregar todas as contas dos clientes numa única aplicação, permitindo ao utilizador fazer uma gestão das suas finanças pessoais. Para já, a app está apenas disponível para os clientes da Caixa, mas a entidade espera abrir a aplicação a clientes de outras instituições bancárias ainda no próximo mês.

Mais do que uma aplicação que agrega as diferentes contas dos clientes, a DABOX apresenta-se como "a primeira app de gestão de finanças pessoais. É um personal trainer para as finanças", tal como explicou Maria João Carioca, administradora do banco público, na apresentação da nova app do banco.

De acordo com a mesma responsável, mais do que agregar informação, a Caixa procurou perceber como é que essa agregação faz sentido, no sentido de ajudar os clientes a gerir o orçamento da família. Através de uma categorização em oito categorias e 46 sub-categoriais, os utilizadores desta aplicação podem discriminar os gastos, perceber qual o seu orçamento disponível, identificar movimentos estranhos e estabelecer objetivos de poupança.

A app, criada em parceria com a fintech sueca Tink, lança ainda alertas em diversas situações, como quando o saldo da conta está anormalmente abaixo do valor habitual ou quando há a existência de débitos duplicados.

Para já a app DABOX não permite a realização de operações como pagamentos, mas Maria João Carioca garante que a entidade quer incluir esta possibilidade ainda este ano. Para já o objetivo da CGD é aproveitar a base de utilizadores da app do banco – são 1,6 milhões de clientes que utilizam de forma frequente a Caixa Directa – para perceber o potencial da nova app e qual o feedback dos utilizadores, sobre o que querem do open banking.

A app está preparada para aceder a todas as contas de bancos nacionais, no entanto, pelo menos nesta fase, não dará acesso a contas fora de Portugal. Depósitos e contas de títulos também ficam de fora.

Transformação digital é aposta

Maria João Carioca adiantou ainda que o banco estatal está comprometido com a transformação digital e pretende usufruir dos benefícios da nova diretiva dos pagamentos. "Esta é a nova era da banca e queremos estar nela", rematou.

Com um orçamento de 50 milhões de euros para a transformação digital do banco, a instituição gastou, até agora, 600 mil euros no desenvolvimento da app DABOX, prevendo um investimento adicional de 500 mil euros até ao final do ano, para abrir a aplicação a outros clientes e possibilitar pagamentos.

Não querendo entrar em detalhes sobre o modelo como funcionarão os pagamentos na DABOX, Maria João Carioca adiantou que é provável que estes serviços venham a ter um custo em linha com os cobrados na app da CGD.

Ver comentários
Saber mais CGD Caixa DABOX open banking app transformação digital finanças pessoais orçamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio