Notícia
CMVM pede provas de «manipulação» BES/PTM a João Nabais
A CMVM enviou uma carta a João Nabais, presidente da Deco, pedindo provas que fundamentem as suas afirmações sobre eventuais práticas ilícitas que terão influenciado a evolução dos títulos da PT Multimedia (PTM), segundo uma notícia do «Público».
Numa reunião do gabinete de estudos do Partido Socialista (PS) na semana passada, João Nabais questionou a as ligações entre o Banco Espírito Santo (BES) e a PT Multimedia chegando a dizer que poderia haver «manipulação de mercado».
O BES, para além de ser accionista de referência tanto da Portugal Telecom como da PT Multimedia, actuou como banco coordenador da oferta pública de venda (OPV) inicial da PTM.
De acordo com o «Público», o presidente da CMVM, Fernando Teixeira dos Santos, na mesma carta a João Nabais, compromete-se a abrir um processo de investigação à evolução bolsista da PT Multimedia caso surjam indícios de manipulação de preços.
As acções da PT Multimedia, que foram vendidas na OPV a 27 euros (5.413 escudos) e chegaram a cotar nos 133,7 euros (26.804 escudos), encerraram ontem nos 16,35 euros (3.278 escudos) a subir 2,19%.