Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Balança comercial, Ecofin e 3 outras coisas que precisa de saber para começar o dia

Por cá, o INE divulga as estatísticas do comércio internacional em setembro, enquanto os ministros das Finanças da UE debatem a escalada dos preços da energia, a subida da inflação e o Basileia III. A marcar o dia, vão estar também os discursos de vários membros dos principais bancos centrais.

09 de Novembro de 2021 às 07:30
  • ...
Dados do comércio internacional e outros indicadores

Esta terça-feira, são conhecidas as estatísticas do comércio internacional de Portugal, relativas a setembro, depois de as exportações terem aumentado 16,6% e as importações terem subido 21,9%. O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar também o índice de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas na indústria e o índice de custos de construção de habitação nova, ambos sobre o mês de setembro. Já o Banco de Portugal vai publicar o relatório mensal de emissões de títulos. Na Europa, será dia de conhecer os dados da balança comercial da França e da Alemanha e de medir o pulso ao sentimento económico da Alemanha, com o indicador Zew. 

Ecofin reúne-se para discutir Basileia III e preços da energia

Os ministros dos Estados-membros da União Europeia responsáveis pelas Finanças vão reunir-se esta terça-feira para discutir a governação económica e a recuperação económica, numa nova reunião do Ecofin presidida por Andrej Šircelj, ministro das Finanças da Eslovénia. A escalada dos preços da energia e a subida da inflação são alguns dos temas que vão estar em cima da mesa. Além disso, prevê-se que os ministros das Finanças europeus debatam também a implementação das regras do acordo de Basileia III (que visam melhorar a capacidade do setor bancário para lidar com choques económicos e financeiros) e façam um ponto da situação para o Next Generation EU e o Mecanismo de Recuperação e Resiliência. Em representação de Portugal, estarão o ministro de Estado e das Finanças, João Leão, e o secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes.

Papel das renováveis na retoma económica em destaque na Culturgest

Esta terça-feira arranca também a Portugal Renewable Energy Summit 2021, a conferência anual da APREN – Associação de Energias Renováveis. Este ano, o tema da conferência são as renováveis como "motor da recuperação económica". A abertura estará a cargo do CEO da APREN, Pedro Amaral Jorge, estando previstas intervenções de vários eurodeputados e da comissária Europeia para a Energia, Kadri Simson, numa altura em que os preços da energia têm vindo a aumentar na Europa. A WindEurope, Solar Power Europe, European Association for the Storage of Energy (EASE), European Renewable Energies Federation (EREF), Ocean's Energy, BioEnergy, Asociación Empresarial Eólica (AEE) e a Asociación de Empresas de Energías Renovables (APPA) são algumas dos intervientes do setor que irão marcar presença na conferência, que terá lugar na Culturgest, em Lisboa.

Bancos centrais debatem futuro da supervisão

Esta quarta-feira será marcada por vários discursos de responsavéis de bancos centrais. A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, irá intervir no quarto fórum do BCE sobre a supervisão bancária, com o tema "os bancos de amanhã: navegando na mudança". Ao longo deste primeiro dia do evento, vão ser vários os membros do BCE a subir ao palco para falar sobre as oportunidades e desafios que o setor bancário tem pela frente, bem como o impacto do fim das moratórias nos empréstimos às famílias e às empresas. Pelo BCE, também a economista Isabel Schnabel fará também uma intervenção numa conferência da Fed sobre diversidade e inclusão na economia, finanças e bancos centrais, que reunirá vários membros de bancos centrais. Nessa mesma conferência é aguardado o discurso do presidente da Fed, Jerome Powell, depois do anúncio de que a retirada de estímulos monetários começará já no final de novembro.

Total Energy e BioNTech apresentam contas

A "earning season" prossegue em Nova Iorque, com mais cotadas a apresentarem resultados relativos ao terceiro trimestre do ano. A energética Total Energy é uma empresas que irá apresentar resultados, depois de ter registado uma subida de 20% para 84.876 milhões de euros no segundo trimestre do ano. Com os preços da energia a subir, os resultados da Total Energy irão permitir medir o impacto da crise energética no setor. Também a farmacêutica BioNTech irá apresentar contas ao mercado, evidenciando o impulso financeiro da vacina contra a covid-19, que tem vindo a refletir-se nos resultados de outras farmacêuticas rivais.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio