Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Na bolsa de Lisboa a REN vai estar em destaque devido aos resultados anunciados e os investidores, logo na abertura, têm também dados económicos da China e do Japão para analisar.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 16 de Novembro de 2020 às 07:30
REN e Glint reagem a resultados

A REN e a Glintt anunciaram os resultados dos primeiros nove meses deste ano, pelo que as ações vão estar esta segunda-feira a reagir aos números. O resultado líquido da REN recuou 12% para 76 milhões de euros até setembro, tendo sido penalizado pelo pagamento da CESE que pela primeira vez abrangeu a Portgás. O EBITDA desceu 15,5% para 352,5 milhões de euros. Ja a Glintt anunciou lucros de 1.012.190 euros nos nove meses até setembro, um aumento de 5,8% face aos resultados do mesmo período em 2019.

Brexit em negociações que devem ser prolongadas

É uma verdadeira corrida contra o tempo. As negociações entre o Reino Unido e a União Europeia por causa do Brexit devem continuar, apesar do prazo informal já ter sido ultrapassado. As pescas e as regras para empresas continuam a ser pontos quentes. Depois de um acordo tem de haver  aprovação parlamentar por parte do Reino Unido e dos Estados-membros. De acordo com a Bloomberg, os responsáveis britânicos já admitem prolongar as negociações além desta semana. A ministra do Ambiente, George Eustice, admitiu este cenário de prolongamento caso as duas partes estejam perto de acordo.

Pompeo na Europa com Trump na luta

O secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Mike Pompeo, vai visitar uma dezena de países, na Europa e Médio Oriente, numa viagem de 10 dias. O que acontece ainda antes de Donald Trump conceder a vitória a Joe Biden nas eleições presidenciais de 3 de novembro. O primeiro país que Pompeo vai visitar é França. O gabinete de Emmanuel Macron já fez saber que as reuniões com Pompeo serão realizadas com "total transparência para com a equipa do presidente-eleito Joe Biden". Mas Pompeo tem-se colocado ao lado de Donald Trump, tendo declarado mesmo que fará uma "transição pacífica" mas para um segundo mandato do presidente em exercício. Além de França, Pompeo passará pela Turquia, Geórgia, Israel, Emirados Árabes Unidos, Qatar e Arábia Saudita.

Dados económicos nas duas maiores economias asiáticas

Antes da abertura das bolsas europeias serão revelados dados económicos relevantes daquelas que são as duas maiores economias da Ásia. A China revela a produção industrial e as vendas a retalho de outubro (economistas estimam um crescimento homólogo de 4,9%), que deverão confirmar que a segunda maior economia do mundo está no bom caminho para crescer no acumulado do ano. No Japão será revelado o PIB do terceiro trimestre (economistas estimam um crescimento em cadeia de 4,4%).

INE releva dados da atividade turística

O Instituto Nacional de Estatística revela esta segunda-feira os dados finais da atividade turística do mês de setembro. A informação preliminar publicada no final de outubro apontava para um agravamento da situação do setor, com reduções superiores a 50% no número de hóspedes e turistas em setembro, que eram mais fortes do que as sofridas em agosto.

Ver comentários
Saber mais 5 coisas mercados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio