Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta terça-feira as atenções dos investidores continuarão focadas no reavivar de tensões entre Washington e Pequim. No radar estará também a balança comercial dos EUA e os pedidos de subsídio por parte das fabricantes automóveis alemãs ao governo.
O renovar das fricções comerciais entre Washington e Pequim abalou as bolsas neste arranque de semana, com os investidores a procurarem refúgio em ativos considerados mais seguros. Os mercados acionistas norte-americanos ainda conseguiram recuperar na parte final da sessão e encerrar em alta, mas as praças do Velho Continente derraparam.
Como está a covid-19 a afetar as empresas
O Instituto Nacional de Estatística divulga o inquérito rápido e excecional às empresas, realizado entre 27 de abril e 1 de maio, que tem sido feito semanalmente desde que o estado de emergência foi declarado. Este inquérito permite perceber o nível de atividade e os principais impactos que a crise da covid-19 está a ter no setor empresarial nacional.
Fabricantes automóveis alemãs pedem mais subsídios
O setor automóvel vai estar em foco nesta terça-feira, dia em que as fabricantes alemãs se reúnem com responsáveis do governo para apelarem a uma nova ronda de subsídios de modo a sustentar a compra de carros.
Balança comercial norte-americana em foco
Os dados económicos voltam a centrar atenções. Os Estados Unidos divulgam hoje os números da balança comercial no país, em março, com os investidores atentos ao impacto da crise nas contas norte-americanas. Na Europa, o destaque vai para os dados do desemprego em Espanha, relativos a abril.
Responsáveis de política monetária discursam nos EUA
Vários responsáveis de política monetária dos Estados Unidos falam hoje em diferentes eventos. O presidente da Fed de Chicago, Charles Evans, fará um briefing com jornalistas através de uma videoconferência. Já o presidente da Fed de Atlanta, Raphael Bostic, participa num debate virtual sobre habitação a preços acessíveis. Por seu lado, o presidente da Fed de St. Louis, James Bullard, marcará presença num webinar sobre a pandemia promovido pela National Association for Business Economics (NABE).