Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta terça-feira arranca em Davos o Fórum Económico Mundial, que decorre até ao final da semana. É também dia de se falar, na reunião do Ecofin, sobre o imposto Google.

21 de Janeiro de 2020 às 07:30
  • ...
Arranque do Fórum Económico Mundial

A cidade de Davos, na Suíça, vai acolher, a partir desta terça-feira e durante o resto da semana, os líderes mundiais com mais influência a nível político e empresarial, no âmbito da reunião do Fórum Económico Mundial de 2020.

 

Um encontro que vai contar com a participação do presidente norte-americano, Donald Trump, mas também da ativista sueca Greta Thunberg, do vice-primeiro-ministro chinês e da chanceler alemã Angela Merkel.

 

Ecofin debate imposto Google com tréguas França-EUA recém-anunciadas

Os presidentes francês e norte-americano acordaram tréguas na disputa em torno do imposto digital sobre gigantes da Internet. O que significa que nem França nem os EUA vão impor tarifas alfandegárias punitivas este ano.

 

A União Europeia, recorde-se, está a tentar conseguir um acordo internacional no que diz respeito à taxação destes negócios digitais, através da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), mas Paris decidiu adiantar-se e anunciou em julho do ano passado um imposto de 3% sobre as grandes tecnológicas com receitas acima de 25 milhões de euros obtidas em França e acima de 750 milhões de euros em todo o mundo. O que os EUA dizem que discrimina empresas como a Google, Apple e Amazon.

 

Esta terça-feira, os ministros das Finanças da UE vão debater os progressos nas conversações com a OCDE a propósito deste imposto Google.

 

Netflix e UBS apresentam contas

Prossegue a bom ritmo a apresentação de resultados nos Estados Unidos, com as atenções centradas esta terça-feira nas contas da Netflix.

 

Na Europa, também continuam a ser reportados os números de muitas empresas e o destaque de hoje vai para os resultados do banco suíço UBS.

 

Sentimento económico na Zona Euro em foco

Hoje serão divulgados os dados do índice Zew do sentimento económico na Zona Euro e na Alemanha relativos ao mês de janeiro.

 

Ainda na Europa, destaque também para os números da taxa de desemprego no Reino Unido relativa a novembro e para a balança comercial de novembro em Espanha.

 

Mercados norte-americanos reabrem

Os mercados acionistas e obrigacionistas dos Estados Unidos, que estiveram encerrados na segunda-feira para celebração do feriado de Martin Luther King Jr., reabrem esta terça-feira.

 

Nas últimas sessões, os principais índices de Wall Street marcaram sucessivos máximos históricos, sustentados sobretudo por quatro fatores: bons dados económicos, resultados sólidos, juros baixos e alívio das tensões comerciais entre os EUA e a China.

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio