Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta quinta-feira termina o período de ordens de subscrição da emissão obrigacionista da Sporting SAD. Será também dia de conhecermos os relatos do BCE relativos à sua última reunião de política monetária. Nos EUA, os mercados estarão encerrados para celebração do Thanksgiving.
A Sporting SAD garantiu ontem à noite a concretização do empréstimo obrigacionista que tem em curso – ao superar o limite mínimo de 15 milhões de euros para que a operação avançasse. Assim, a menos de 24 horas do final da oferta de subscrição, a SAD "leonina" assegurou a concretização da operação.
Em declarações à SportTV, Francisco Zenha, vice-presidente da SAD com o pelouro das finanças, revelou que foram recolhidas ordens de subscrição correspondentes a "cerca de 19 milhões de euros".
BCE publica relatos da última reunião
O Banco Central Europeu (BCE) publica, esta quinta-feira, os relatos relativos à última reunião de política monetária, que ocorreu a 24 e 25 de Outubro.
Neste encontro de Outubro, o presidente do BCE, Mario Draghi, confirmou as indicações de política monetária que tinha vindo a dar desde Junho. Os juros ficaram inalterados e o programa de compra líquida de activos deverá terminar no final deste ano.
Acção de Graças encerra mercados nos EUA
Neste dia, do outro lado do Atlântico, assinala-se o dia de Acção de Graças, pelo que os mercados estarão encerrados.
Amanhã – dia em que se assinala a Black Friday – os mercados norte-americanos reabrem, mas fecham mais cedo, o que leva a que esta semana o volume de negociação seja mais fraco nos EUA.
Confiança dos consumidores da Zona Euro
O Eurostat divulga esta quinta-feira os dados relativos à confiança dos consumidores na Zona Euro, em Novembro [anterior: -2,7 pontos; estimativa: -3,0 pontos].
Ainda na Europa, destaque para os dados relativos à confiança dos empresários da área industrial.
Itália trava queda da Europa e alivia juros
A sessão de ontem foi marcada pelas notícias de que Itália deverá estar disposta a fazer alterações à proposta orçamental, depois de Bruxelas ter rejeitado formalmente o esboço apresentado.
Esta possibilidade puxou pelas bolsas europeias e provocou também o alívio dos juros. Por outro lado, os preços do petróleo estiveram também a recuperar das fortes quedas das jornadas anteriores, muito à conta do aumento da procura de gasolina e gasóleo nos Estados Unidos.