Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo de Meloni quer aumentar impostos sobre criptomoedas para reduzir défice

O executivo romano está a apostar numa série de medidas para cumprir a promessa eleitoral de redução do défice. A taxa deverá ser aumentada de 26% para 42%.

Filippo Attili
16 de Outubro de 2024 às 16:22
  • ...

Itália pretende aumentar de forma expressiva os impostos sobre mais-valias arrecadadas com criptomoedas, numa altura em que o governo liderado por Giorgia Meloni tenta cumprir a promessa eleitoral de reduzir o défice do país.

A taxa deverá ser aumentada de 26% para 42%. O executivo acredita que o que chama de "fenómeno" de investimento em criptomoedas "está a espalhar-se", de acordo com as declarações proferidas pelo vice-ministro das Finanças italiano, Maurizio Leo, durante uma conferência de imprensa, citado pela Bloomberg.

Ao avançar com a medida, esta não será uma estreia mundial, já que também a Índia já o fez tendo aplicado um imposto expressivo sobre ganhos com criptomoedas, o que levou a uma redução do volume de negociação cripto no país.

O anúncio de Itália surge no momento em que a União Europeia se prepara para aplicar, de forma plena, no final do ano o regulamento europeu sobre criptoativos (MiCA, na sigla em inglês).

O Governo de Itália espera atingir um crescimento do produto interno bruto (PIB) de 1% em 2024, embora o Banco Central Italiano preveja apenas um aumento de 0,8%. O Executivo de Meloni quer ainda reduzir a dívida para menos de 3% até 2026.

Para tal, está a estudar várias medidas fiscais, tendo na terça-feira revelado a intenção de taxar as instituições financeiras. O Governo italiano pretende arrecadar entre 3.000 e 4.000 milhões de euros em contribuições dos bancos para financiar o Orçamento do Estado (OE) para 2025.

Sem dar mais detalhes, o vice-presidente, Antonio Tajani afirmou que nos últimos dias tem sido feito um trabalho para fechar um conjunto de medidas com as quais o executivo quer tentar reduzir o vasto défice de Itália.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio