Notícia
Fed reforça supervisão de criptoativos nos Estados Unidos
Inovações financeiras como parcerias tecnológicas, bem como quaisquer atividades que envolvam criptoativos e tecnologia blockchain são alvo do novo programa de supervisão nos Estados Unidos.
"O objetivo do programa de supervisão de atividades inovadoras é fomentar os benefícios da inovação financeira, enquanto reconhece e aborda de forma apropriada os riscos para guardar a segurança e solidez do sistema bancário", explicou a autoridade liderada por Jerome Powell. "O programa será integrado nos processos de supervisão existentes, com especialistas do programa a trabalharem em conjunto com atuais equipas de supervisão".
Atividades inovadoras incluem parcerias tecnológicas entre bancos e empresas não financeiras para oferecer serviços bancários aos clientes, bem como quaisquer atividades que envolvam criptoativos e tecnologia blockchain.
Para terem esta autorização da Fed, os bancos têm de dar provas de ter capacidade de identificação, quantificação, monitorização e controlo de riscos, incluindo cibersegurança e atividade ilícita. Após terem o ok do supervisor, os bancos podem então avançar com atividades ligadas a tokens, continuando a ser sujeitos a revisões de supervisão.
A decisão do banco central visa reforçar o "guidance" cripto que tinha sido emitido em janeiro. Dias antes do anúncio da Fed, a PayPal tinha também lançado a sua stablecoin. O objetivo da gigante dos pagamentos é impulsionar a adoção de moedas digitais para transferências, sendo que a PayPal USD será suportada por depósitos em dólares americanos e títulos do Tesouro dos EUA de curto prazo.