Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Navigator deverá anunciar aumento dos lucros para 56 milhões

A Navigator terá registado lucros em torno dos 56 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, segundo as estimativas do CaixaBI e do BPI, contra 35,6 milhões no mesmo período de 2017.

“Dividend yield”: 5,7%. A fabricante de pasta e papel manteve o dividendo regular de 23,71 cêntimos por acção e baixou a remuneração relativa à distribuição de reservas para 4,184 cêntimos. No total, vai pagar 27,894 cêntimos, o que representa uma descida de 20% face ao ano passado, mas mantém a cotada na lista dos dividendos mais atractivos. A empresa de pasta e papel vai entregar 200 milhões de euros aos accionistas, o que corresponde a 96% dos lucros obtidos.
09 de Maio de 2018 às 08:00
  • ...

Os analistas do CaixaBI apontam para um lucro de 56,7 milhões no primeiro trimestre fiscal da Navigator. Se esses valores se confimarem o resultado líquido terá aumentado 59,5% face ao período homólogo, quando ascendeu a 35,6 milhões. Por seu lado, os analistas do BPI estimam lucros de 56 milhões de euros, mais 57% do que um ano antes.

 

Quanto às receitas, ambas as casas de investimento apontam também para valores semelhantes.

 

O CaixaBI projecta receitas de 389,1 milhões de euros – e, a confirmarem-se estes números, terão caído 0,9% face aos 392,7 milhões de euros reportados entre Janeiro e Março de 2017. Já o BPI aponta para uma facturação de 391 milhões de euros, ficando assim praticamente em linha com o valor apurado um ano antes.

 

No que respeita ao EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) da empresa no mesmo período, a nota de "research" do CaixaBI prevê que ascenda a 106,4 milhões de euros – um incremento de 18,1% face aos90,2 milhões de um ano antes. O BPI, por seu turno, coloca o EBITDA da Navigator nos 113 milhões de euros (mais 25%).

 

"Os primeiros três meses continuaram a ser testemunhas de um aumento do preço da polpa e papel UWF [papel fino não revestido], o que sustentou o lucro operacional, apesar do esperado menor volume de vendas de polpa face ao mesmo período do ano passado e do enfraquecimento do dólar", sublinha a nota de análise do CaixaBI.

 

E prossegue: "antecipa-se que a recente venda do negócio de pellets nos Estados Unidos tenha tido um impacto positivo no cash flow e EBITDA do primeiro trimestre".

 

"Estimamos volumes constantes, em termos homólogos, das vendas de papel, e volumes mais baixos das vendas de polpa devido à paragem para manutenção anual em Setúbal e também devido à necessidade de evitar uma redução dos inventários na sequência dos impactos negaticos que se espera que o ‘upgrade’ na fábrica da Figueira da Foz tenha tido sobre os níveis de produção", salientam os mesmos analistas.

 

Os analistas do BPI são da mesma opinião, considerando que as receitas deverão manter-se mais ou menos no mesmo nível do ano passado porque apesar da subida dos preços da polpa e do papel, os volumes deverão diminuir em termos homólogos devido a paragens não habituais para manutenção em 2017.

 

O CaixaBI mantém a recomendação de "comprar" para as acções da Navigator e o preço-alvo nos 4,90 euros – o que lhes confere um potencial de queda de 0,73% face aos valores de fecho de terça-feira (4,936 euros).

 

Na passada segunda-feira, 7 de Maio, a Navigator anunciou que irá aumentar em 7% a 8% o preço da venda de papel no mercado europeu. 

 
Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais research CaixaBI Navigator UWF Estados Unidos Setúbal Figueira da Foz papel polpa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio