Notícia
Barclays inicia cobertura da Sonae SGPS com recomendação “equal weight”
O banco britânico iniciou a cobertura dos títulos da dona do Continente com uma recomendação de “equal weight”, que é equivalente a “neutral”. O potencial de valorização é “limitado” após a subida recente da cotação, crêem os analistas.
O Barclays Capital iniciou a cobertura das acções da Sonae SGPS esta terça-feira, dia 26 de Novembro, com um preço-alvo para os títulos de 1,17 euros e uma recomendação de “equal weight”. A recomendação é equivalente a “neutral” e reflecte o potencial de valorização de 6,6% implícito na avaliação calculada pelo banco de investimento.
A equipa de analistas do Barclays que faz a cobertura da avaliação da cotada liderada por Paulo de Azevedo (na foto) elogia a decisão de reduzir a aposta nos hipermercados do ramo não-alimentar. Desta forma, o banco destaca que a está a fazer uma transição no sentido de se transformar numa cotada “pura” do sector do retalho alimentar.
Ainda assim, a cotada não deixa de ter características de “holding” como seja uma estrutura complexa e fontes de resultados diversas. “Consideramos que a estrutura ainda complexa e o endividamento do balanço vão continuar a pesar sobre a percepção dos investidores e justifica um desconto face ao nosso preço-alvo” para as acções.
Em contrapartida, “existe, potencialmente, valor escondido na carteira de activos da Sonae devido às suas participações noutras actividades”, como as telecomunicações e os centros comerciais. Por outro lado, as fontes de crescimento da empresa são “pouco convincentes” diz a nota de “research” a que o Negócios teve acesso.
A expansão em Espanha está a pressionar o resultado operacional (EBIT) da unidade de retalho especializado, que está presente em 14 países do mundo com venda de roupa e artigos desportivos. “Apesar de cerca de 80% das vendas ocorrerem em Portugal, esta divisão ainda gera perdas ao nível do EBIT”, constata o Barclays.
Por fim, o banco conclui que o recente desempenho dos títulos, que acumularam um ganho de 58% desde o início do ano, oferece um potencial de valorização “limitado”. As acções da Sonae SGPS estão a valorizar 0,37% para 1,098 euros.
Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.