Notícia
Mota-Engil baixa dividendo para 12 cêntimos
O dividendo proposto pela construtora, que deverá ser aprovado pelos accionistas na assembleia-geral convocada hoje para 28 de Maio, apresenta uma rentabilidade de 3,9% face à cotação actual.
A Mota-Engil propôs o pagamento de um dividendo bruto de 12 cêntimos por acção referente ao exercício de 2014, o que representa uma queda ligeira face aos 12,35 cêntimos pagos no ano passado.
A queda ligeira na remuneração aos accionistas surge depois de em 2014 a Mota-Engil ter registado lucros de 50,55 milhões de euros, em linha com o registado no ano anterior.
De acordo com a convocatória da assembleia-geral que vai decorrer a 28 de Maio, a Mota-Engil vai entregar aos accionistas um total de 24,55 milhões de euros, pelo que o "payout" ficará nos 50,5%. Ou seja, cerca de metade dos lucros de 2014 será pago aos accionistas na forma de dividendos.
No ponto 2 da ordem de trabalhos da AG, referente à proposta de aplicação de resultados, os accionistas vão ainda votar o pagamento de 700 mil euros aos membros do conselho de administração de 300 mil euros aos trabalhadores da construtora.
O remanescente dos resultados apurados em 2014 será aplicado nas reservas livres da companhia.
Quanto ao dividendo de 12 cêntimos que a empresa vai pagar aos accionistas, pressupõe uma rentabilidade de 3,9% tendo em conta a cotação das acções nesta segunda-feira, 4 de Maio. Os títulos seguem a subir 0,1% para 3,091 euros.
A empresa liderada por Gonçalo Moura Martins (na foto) foi a última das empresas do PSI-20 a anunciar o valor do dividendo que pretende pagar aos accionistas referente ao exercício de 2014. Aqui pode consultar a lista com todos os valores e as datas de pagamento já conhecidas, bem como calcular quanto pode receber.