Notícia
Wall Street renova máximos históricos
O S&P500 atingiu um novo máximo histórico, animado pela expectativa em torno da economia americana.
O S&P500 fechou a subir 0,6% para 1.847,71 pontos, tendo chegado a ganhar mais de 1% e a atingir um novo máximo histórico. Em níveis recorde esteve também o Nasdaq, ao tocar no valor mais alto desde Abril de 2000. O índice tecnológico fechou a subir 0,69% para 4.292,969 pontos. Já o Dow Jones avançou 0,66% para 16.209,13 pontos, tendo sido o único a não conseguir atingir máximos.
Nos últimos tempos o corte do programa de compra de activos por parte da Reserva Federal (Fed) dos EUA tem condicionado a negociação bolsista, com alguns analistas e economistas a considerarem que é cedo para retirar estímulos à economia. E os investidores têm reflectido isso na negociação bolsista.
O S&P500 tinha acumulado uma queda de 5,8% depois de atingir o anterior máximo histórico, a 15 de Janeiro. A crise dos emergentes determinou parte da correcção, que agora já foi anulada.
Mas hoje os ânimos inverteram-se. E os investidores parecem acreditar que a economia está a recuperar efectivamente.
“As acções americanas podem subir mais em 2014”, afirmou à Bloomberg Drew Wilson, analista da Fenimore Asset. O responsável acredita que a retirada de estímulos à economia por parte da Fed “não vai afectar a economia real. Não sei como vai ser psicologicamente. Acredito que a recuperação é real e que vai ser forte o suficiente” para superar esta barreira psicológica, acrescentou.
Esta semana os investidores estarão atentos à divulgação da segunda leitura do produto interno bruto (PIB) dos EUA referente ao quarto trimestre do ano. Os economistas consultados pela agência de informação americana acreditam que o Departamento do Comércio reporte um crescimento económico de 2,5%.
Os sectores de energia e industrial estão entre os que mais impulsionaram as bolsas americanas, precisamente a reflectir a expectativa de que a economia dos EUA esteja a crescer de forma sustentável. A petrolífera Exxon Mobil avançou 1,72% para 96,66 dólares e a General Electric subiu 1,72% para 25,37 dólares.
A Humana Inc disparou 11%, conseguindo a maior subida do S&P500, depois de ter anunciado que o corte nas receitas com patentes será inferior ao estimado. Em destaque esteve também o eBay, depois do conhecido investidor activista ter apelado ao um “spin-off” do PayPal.