Notícia
Wall Street no vermelho pela segunda sessão consecutiva
As principais praças norte-americanas iniciaram o dia a negociar em terreno negativo pela segunda sessão consecutiva numa altura em que os investidores acreditam que uma eventual subida dos juros pela Fed está mais longe.
O índice Dow Jones abriu a sessão desta terça-feira a deslizar 0,65% para 17.988,19 pontos, acompanhado pelo tecnológico Nasdaq Composite que começou o dia a ceder 0,70% para 4.958,762 pontos.
Também o índice Standard & Poor’s abriu a sessão a recuar 0,6% para 2.093,46 pontos.
Esta é segunda sessão consecutiva em que as principais praças norte-americanas negoceiam em terreno negativo, numa altura em que os investidores especulam sobre a data em que a Reserva Federal dos Estados Unidos irá decidir elevar a taxa de juro directora que permanece em mínimos históricos.
A adopção de uma política de "quantitative easing" por parte do Banco Central Europeu (BCE) está a contribuir para que os investidores estejam mais confiantes de que a Fed poderá adiar o aumento dos juros até pelo menos ao final deste ano na expectativa de uma recuperação económica mais robusta.
O presidente da Fed de Nova Iorque, William C. Dudley, citado pela agência Bloomberg, considera que quando a instituição liderada por Janet Yellen adoptar a decisão de elevar os juros pela primeira vez desde 2006, isso irá provocar agitação nos mercados financeiros.
No entanto, os receios face à possibilidade de a Fed aumentar os juros apesar das projecções económicas terem vindo nas últimas semanas a falhar as estimativas, juntamente à quebra dos lucros das empresas, são factores que têm contribuído para uma maior volatilidade das acções norte-americanas ao longo das últimas cinco semanas.
Esta semana serão conhecidos novos dados económicos sobre vendas de retalho e produção industrial no mês de Abril. Um relatório que será publicado esta sexta-feira deverá mostrar que a confiança dos consumidores terá permanecido próxima de máximos de 2007.
Entre as cotadas que mais estão a pressionar Wall Street, nota para a Rackspace Hosting que recua 14,83% para 45,25 dólares para depois de anunciar que o crescimento das vendas irá abrandar neste segundo trimestre.
(Notícia actualizada às 15h10)