Notícia
Tecnológicas empurram Wall Street para terreno negativo
As principais bolsas norte-americanas registaram, esta terça-feira, uma sessão de perdas, pressionadas pelo desempenho negativo de várias cotadas como o Facebook e a Netflix que caíram mais de 4%. O Twitter desvalorizou para o valor mais baixo desde a sua estreia em bolsa, em Novembro do ano passado.
O índice Dow Jones encerrou a sessão desta terça-feira a cair 0,78% para 16.401,02 pontos acompanhada pelo Nasdaq que fechou a perder 1,38% para 4.080,759 pontos. O Standard & Poor’s seguiu a tendência e terminou o dia a desvalorizar 0,9% para 1.867,73 pontos.
Esta terça-feira registou perdas generalizadas, num dia marcado pela apresentação de lucros de alguma empresas que integram o índice S&P 500. Das 399 cotadas deste índice que já apresentaram resultados trimestrais, 75% ultrapassaram as estimativas sobre os lucros, enquanto 52% destas empresas conseguiram aumentar as receitas face às previsões.
Entre os dados económicos que marcaram o dia está o maior crescimento, em nove meses, das exportações norte-americanas, o que, segundo o Departamento do Comércio, permitiu diminuir o défice da balança comercial norte-americana em 3,6%.
O abrandamento da economia chinesa, bem como dos países emergentes, e o crescimento da maior economia mundial de 2,6% este ano e 3,5% em 2015, segundo dados disponibilizados pela OCDE, reforçaram a tendência que vem sendo notada nas últimas semanas. Esta segunda-feira foi revelado, segundo um relatório do Institute Supply Management, que o índice de actividade dos Estados Unidos subiu, naquilo que é mais um dado que contribui para confirmar a recuperação da economia norte-americana.
Por outro lado, a situação na Ucrânia, que se aproxima cada vez mais de contornos de guerra civil, continuou a influenciar a confiança dos investidores internacionais. O presidente francês, François Hollande, avisou Moscovo que a Europa continuará a apoiar Kiev.
Entre as empresas que registaram perdas mais significativas conta-se o Twitter, que fechou a cair 17,97% para 31,785 dólares por acção. Os títulos da empresa estiveram a ser negociados a cair 18%, o valor mais baixo desde a sua entrada em bolsa em Novembro de 2013, no dia em que 480 milhões de acções, pertencentes a colaboradores internos do Twitter, foram colocadas no mercado.
Ainda nas tecnológicas, o Facebook fechou a perder 4,39% para 58,53 dólares por acção e a Netflix terminou a sessão a desvalorizar 5,28% para 326,19 dólares por acção.
A AIG encerrou a perder 4,15% para 50,53 dólares por acção após ter registado uma queda das receitas, no primeiro trimestre, para 1,61 mil milhões de euros, 1,09 dólares por acção, quando no período homólogo as receitas tinham atingido 2,21 mil milhões de dólares para 1,49 dólares por acção.
Nota positiva para a Anadarko Petroleum que fechou a ganhar 3,28% para 102,75 dólares por acção após a petrolífera ter elevado a sua previsão de vendas em 2014.