Notícia
Tecnológicas e dados económicos levam Wall Street ao vermelho
Quedas acentuadas da Intel e Amazon e fracos números do emprego causaram receios nos investidores, que esperam cortes das taxas de juro da Fed para evitar recessão nos EUA
Os principais índices de Wall Street fecharam no vermelho esta sexta-feira, com a pressão vendedora das ações tecnológicas a somar-se aos receios económicos, após os fracos dados do relatório do emprego dos EUA.
O S&P 500 fechou em baixa de 1,84% nos 5.346,86 pontos, enquanto o Dow Jones Industrial Average perdeu 1,51% para 39.737,26 e o índice tecnológico Nasdaq Composite caiu 2,43% para 16.776,16, entrando em terreno de correção.
As perdas recentes das grandes tecnológicas agravaram-se após os resultados dececionantes da Intel e Amazon, apresentados no final de quinta-feira.
A fabricante de chips afundou 26,06% -- um mínimo de mais de 40 anos -- depois de ter anunciado 15.000 despedimentos e suspendido o dividendo; já a gigante do comércio eletrónico desceu 8,78% após ter apresentado um "guidance" abaixo das expectativas.
Os dados económicos reforçaram o sentimento negativo em Wall Street. O relatório do emprego, divulgado esta sexta-feira, ficou bastante abaixo do esperado, com a criação de emprego a situar-se nos 114.000 em julho, contra uma média de 215.000 nos 12 meses anteriores, e a taxa de desemprego a subir para 4,3% -- um máximo de outubro de 2021.
Os dados dos "payrolls" não-agrícolas suscitaram uma subida dos receios sobre uma recessão económica nos EUA, o que levou a que muitas casas de investimento reforçassem as previsões para o número e dimensão dos cortes de taxas de juro da Reserva Federal até final do ano.