Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PSI-20 regista maior queda semanal desde Janeiro

O principal índice da bolsa nacional caiu quase 5% entre 4 e 11 de Abril, a maior desvalorização desde a semana que terminou a 24 de Janeiro deste ano.

11 de Abril de 2014 às 19:08
  • ...

O sector da banca foi determinante para a tendência do PSI-20, com destaque para o BES, que caiu mesmo mais de 12%, e o ESFG, que afundou mais de 19%. O índice caiu 4,39%, com 17 acções em terreno negativo e três em alta.

 

Na semana em que o FMI, no seu relatório anual de estabilidade financeira ("global financial stability report"), destacou que os bancos portugueses são os mais expostos a empresas hiper-endividadas, as quedas das instituições bancárias nacionais foram expressivas. O ESFG caiu 19,35% para 3,563 euros e o BES 12% para 1,275 euros. O Banco BPI perdeu 3,90% para 1,897 euros e o Banif registou uma desvalorização menos acentuada de 0,82% para 0,0121 euros.

 

Durante o fim-de-semana passado foi noticiado que Isabel dos Santos vai reforçar a administração do BPI. A Santoro, “holding” da empresária angolana Isabel dos Santos, vai passar a ter dois representantes no Conselho de Administração do Banco BPI. Mário Leite da Silva, eleito em 2009, era até agora o único representante da empresa angolana na gestão o Banco BPI, mas a lista que os accionistas vão votar na assembleia geral convocada para 23 de Abril contém mais um representante da Santoro.

 

Zon Optimus perdeu mais de 6%

 

A Zon Optimus foi outro título a destacar-se pela queda expressiva ao cair 6,28% para 5,10 euros, numa semana em que o Citi reiterou a recomendação de “vender” para as suas acções com um corte de 9% no preço-alvo que tinha para a operadora.

 

No retalho, a Sonae SGPS caiu 5,98% para 1,32 euros enquanto a Jerónimo Martins foi uma das três acções a fechar em terreno positivo. A retalhista subiu 1,66% para 12,23 euros na semana em que anunciou que vai pagar um dividendo bruto de 30,5 cêntimos por acção, excluindo as acções próprias em carteira. A Jerónimo Martins revelou ainda que “o pagamento do dividendo ocorrerá no próximo dia 8 de Maio de 2014, sendo que as acções passarão a ser transaccionadas sem direito ao mesmo 3 dias úteis antes dessa data”.

 

A determinar a tendência negativa do PSI-20 esteve também a Semapa, que recuou 4,57% para 10,03 euros, depois de ser noticiado que a CMVM tem realizado diligências para clarificar a propriedade das “holdings” de controlo da Semapa. Com o fim de saber que percentagem do capital da Semapa deve ser atribuída ao presidente Pedro Queiroz Pereira, o supervisor tem vindo a realizar várias diligências e aguarda esclarecimentos sobre aspectos específicos de várias "holdings" do grupo, escreveu na quinta-feira o "Diário Económico".

 

No sector energético, a EDP terminou a perder 0,47% para 3,20 euros, na semana em que a eléctrica nacional emitiu obrigações a cinco anos numa operação que permitiu garantir um financiamento de 650 milhões de euros. Ainda no grupo EDP, a EDP Renováveis também fechou a desvalorizar 4,18% para 4,678 euros. Já a Galp Energia depreciou 2,13% para 12,40 euros. O Barclays emitiu uma nota de análise na qual reitera a avaliação que faz das acções da Galp Energia depois de concretizada a venda da participação da italiana Eni. A recomendação atribuída é de “overweight”, o que indica que a empresa irá superar o desempenho do sector, de acordo com as perspectivas do banco.

 

REN deslizou 0,70% para 2,83 euros, num período em que informou que vai pagar o dividendo referente ao exercício de 2013 a partir do dia 30 de Abril. Significa isto que os investidores que queiram receber estes dividendos terão até dia 24 de Abril para comprar acções da REN, que começam a negociar sem direito aos 17,1 cêntimos do dividendo no dia 25 deste mês.

 

Mota-Engil, PT e Impresa escapam a semana negra

 

Os CTT  também anunciaram esta terça-feira que vão pagar o dividendo de 40 cêntimos por acção a partir de 22 de Maio, sendo que os títulos passam a negociar em bolsa sem direito à remuneração a partir de 19 de Maio. A empresa caiu 5,35% para 7,66 euros na semana.

 

De sublinhar ainda a queda de 3,91% para 5,383 euros da Mota-Engil enquanto Impresa e Portugal Telecom (com ganhos de 2,15% e 0,31%) foram, juntamente com a Jerónimo Martins, as três empresas que escaparam às perdas generalizadas.

Ver comentários
Saber mais Bolsa PSI-20
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio