Notícia
PSI-20 desliza mais de 1% com BCP, Sonae e CTT a pressionar
O dia é de pessimismo um pouco por toda a Europa, e o sentimento negativo assola também Portugal. O BCP perde mais de 2,5% e é acompanhado no vermelho pela maioria das cotadas.
A bolsa nacional abriu em queda, com o índice PSI-20 a descer 1,28% para os 4.091,84 pontos, alinhando-se com a tendência fortemente negativa que exibem as principais praças europeias.
Lá fora, os investidores retraem-se perante o peso dos dados económicos negativos que se vão acumulando e as esperanças no alívio que vão ficando reduzidas. Na última sessão, as bolsas do outro lado do Atlântico perderam fôlego após o anúncio de que o medicamento da Gilead para o tratamento da covid-19, no qual se depositavam grandes esperanças, não teve sucesso. Ao mesmo tempo, o desemprego nos Estados Unidos continua a crescer e já afeta 26 milhões de indivíduos, enquanto a atividade económica privada na Zona Euro desceu a mínimos recorde.
Por cá, o BCP reduz 2,70% para 9,38 cêntimos, sendo o peso pesado que mais penaliza o PSI-20. A Sonae também abala com uma forte quebra, de 3,58% para os 65,9 cêntimos, ultrapassada ainda pelo deslize de 3,70% para os 2,085 euros dos CTT.
A EDP também acompanha a tendência de quebra, ao perder 1,79% para os 3,721 euros. A Galp completa o trio, ao descer 1,72% para os 9,264 euros, apesar de as cotações de petróleo manterem a recuperação, com ganhos de mais de 1,5% em Londres, onde se negoceia o barril de referência para o Velho Continente.
A destoar está a Mota-Engil, que soma 0,92% para os 1,094 euros, depois de ontem, já após o fecho, ter informado em que uma parceria (controlada em 58% pela MotaEngil México) ganhou a adjudicação de contrato para a construção do primeiro lote da nova infraestrutura ferroviária designada "Tren Maya", nesse país. O contrato ascenderá a cerca de 636 milhões de euros e corresponde a um lote com 228 quilómetros da referida infraestrutura, que é o maior projeto de investimento público ferroviário nos últimos anos na América Latina.