Notícia
PSI contraria ganhos europeus. Ibersol afunda mais de 5%
A operadora de restaurantes liderou as perdas, mas a maioria dos pesos pesados também pressionou o índice, num dia positivo para grande parte das praças europeias. Em sentido contrário, a Galp disparou mais de 5%.
A bolsa de Lisboa fechou em baixa esta segunda-feira, contrariando as subidas verificadas na maioria das praças europeias, com destaque para as perdas de mais de 5% da Ibersol.
O índice de referência nacional, o PSI, desceu 0,87% para 6.362,81 pontos, com 13 dos seus 15 títulos no vermelho, não conseguindo manter os ganhos da abertura.
A Ibersol afundou 5,07% para 7,12 euros, com os investidores a reagirem negativamente aos resultados apresentados na sexta-feira.
A operadora de restaurantes como a Pizza Hut e a Taco Bell registou um resultado líquido das operações continuadas de 9,1 milhões de euros até setembro, uma redução face aos 9,5 milhões do período homólogo, disse a empresa em comunicado à CMVM.
A maioria dos pesos pesados também pressionou o índice, com destaque para as descidas do BCP, que recuou 2,61% para 0,4361 euros, e da EDP Renováveis, que desceu 2,53% para 10,80 euros.
Do lado dos ganhos, ficaram apenas a Mota-Engil e a Galp Energia, que avançaram 2,38% para 2,672 euros e 5,38% para 16,37 euros, respetivamente.
A construtora anunciou esta segunda-feira que celebrou, através da sua participada no Brasil, um novo contrato com a Petrobras - Petróleo Brasileiro no valor de cerca de 200 milhões de euros.
Já a Galp deu conta na sexta-feira de um resultado positivo nos trabalhos de perfuração do terceiro poço de petróleo no complexo de Mopane, na Namíbia, o que foi bem recebido pelos investidores.