Notícia
PSI-20 no verde com Jerónimo Martins e BCP a impulsionar
A bolsa nacional abriu no verde, em sintonia com as pares europeias, com o impulso dos pesos pesados Jerónimo Martins e BCP.
A bolsa nacional abriu em alta, com o principal índice, o PSI-20, a valorizar 0,05% para os 4.187 pontos, alinhando desta forma com a tendência da restante Europa.
A animar os investidores estão os dados revelados esta quinta-feira acerca das exportações chinesas, que aumentaram 8,2% (em yuans) em abril, quando se esperava uma quebra de 14,1%. Uma subida que os economistas dizem ser temporária, não se devendo manter esta tendência nos próximos meses. Ainda a suportar o sentimento têm estado os resultados de empresas como as retalhistas online e as farmacêuticas, embora bancos, fabricantes automóveis e seguradoras tenham vindo a anunciar um cenário mais negativo.
Em destaque no verde está também a EDP Renováveis, que valoriza 1,09% para os 11,12 euros no dia em que apresentou os resultados. Os lucros da EDP Renováveis subiram 3% para os 104,1 milhões de euros no primeiro trimestre de 2020, tendo sido travados por uma menor capacidade e pelos recursos eólicos, de acordo com o divulgado pela empresa através de um comunicado publicado na página da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
EDP Renováveis poderá estar ainda a reagir ao anúncio de que, através da sua subsidiária EDP Renewables North America, assegurou um contrato de compra de energia a 15 anos com a Redwood Coast Energy Authority para vender a energia produzida pelo projeto solar fotovoltaico MW Sandrini Sol I de 100 MW. O projeto, localizado no estado da Califórnia (EUA), deverá começar operações em 2022, informou ontem, já depois do fecho da bolsa, a empresa liderada por João Manso Neto.
Esta quinta-feira será ainda dia de a EDP apresentar contas aos investidores. Para já, a cotada recua 0,21% para os 3,892 euros. As estimativas do CaixaBank BPI Equity Research apontam para um EBITDA de 947 milhões de euros (+3% face ao primeiro trimestre de 2019) e um aumento de 25% em termos anuais no resultado líquido que atingirá os 126 milhões de euros.
Também no vermelho fica a REN, que desce 0,82% para os 2,42 euros, no dia em que irá apresentar resultados. O CaixaBank BPI Equity Research espera uma queda de 63% nos lucros face ao mesmo trimestre do ano anterior, pelo que deverão situar-se nos 5 milhões de euros.